Sessão solene e desfile marcaram a 6ª Virada Inclusiva em Tupã

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Caio Aoqui, realizou uma sessão solene para homenagear os organizadores da 6ª Virada Inclusiva em Tupã.

Publicado em: 10 de dezembro de 2015

             Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Caio Aoqui, realizou, na quinta-feira, dia 3, uma sessão solene para homenagear os organizadores da 6ª Virada Inclusiva em Tupã. Nesta edição, o evento homenageou os atletas paralímpicos de Tupã.

Autor da moção de congratulações nº 225/2015, o vereador Caio Aoqui homenageou os atletas tupãenses Alana Martins Maldonado (judoca), Carlos Eduardo Pinheiro dos Santos (nadador) e Sidnei Crispim Gomes “Murphy” (jiu-jitsu e judô).  A TV Câmara produziu um vídeo que retratou um dia a dia dos atletas. “A história de vida de cada um deles, a força de vontade e a superação servem de inspiração para toda a sociedade”, disse Caio Aoqui.

A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, dos vereadores Luis Alves e Ricardo Raymundo, do vice-prefeito Thiago Santos, da secretária municipal de Saúde, Rosangela Urel, da presidente da APDETT e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outros representantes da sociedade.

 A Virada Inclusiva é idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura e conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível, que começou no Estado de São Paulo e vem se ampliando em uma grande celebração internacional.

A 6ª Virada Inclusiva de Tupã contou com os seguintes parceiros: vereador Caio Aoqui, APDETT, DeMolay Tupã, Associação Mulher UNIMED, Governo de Tupã, Câmara Municipal, APAE, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ARTAP, FADAP/FAP, Interact Club de Tupã, Rotaract Club de Tupã, Interact Club de Tupã Vanuíre, Rotaract Club de Tupã Vanuíre, Filhas de Jó, Léo Clube de Tupã e TV Câmara.

Além da entrega da moção aprovada pela Câmara Municipal aos atletas e organizadores, a professora de biomedicina FADAP/FAP, Rita de Cássia Alves Nunes, ministrou uma palestra. 

 

Desfile

           Já no sábado, dia 5, por volta das 9h30, alunos da APAE, representantes da APDETT, DeMolay Tupã, Associação Mulher UNIMED, Câmara Municipal, APAE, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ARTAP, FADAP/FAP, Interact Club, Rotaract Club de Tupã, Interact Club de Tupã Vanuíre, Rotaract Club de Tupã Vanuíre, Filhas de Jó e Léo Clube participaram de um desfilhe na Avenida Tamoios. O evento marcou a Virada Inclusiva.

            Segundo o vereador Caio Aoqui, o desfile é uma forma de a sociedade refletir sobre as limitações que ela mesma impõe aos deficientes como a falta de acessibilidade nos imóveis, obstruir o passeio público ou estacionar na vaga destinada aos deficientes.

            O empresário Wagner Luques cedeu um carro de som, acompanhado do DJ Pezão, para anunciar a Virada Inclusiva. O desfile também contou com a presença da fanfarra da APAE. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança deram total suporte ao evento.

A presidente da APDETT, Maria Helena Mozena, destacou que a ideia da Virada Inclusiva é dar visibilidade à garantia do pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, tendo como força a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

 

Assessoria de Comunicação


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email