Dra. Lucília parabeniza equipe da Vigilância Epidemiológica

Vereadora destaca desempenho da equipe nas campanhas de vacinação, em especial contra a pólio, que obteve 97% de cobertura

Publicado em: 20 de novembro de 2009

Vereadora destaca desempenho da equipe nas campanhas de vacinação, em especial contra a pólio, que obteve 97% de cobertura

Por iniciativa da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), a Câmara aprovou moção de congratulações à equipe da Vigilância Epidemiológica pelo excelente desempenho que o município vem atingindo nas campanhas de vacinação nos últimos anos.

Dra. Lucília cita como exemplo a campanha de vacinação contra a pólio deste ano, que apesar dos problemas enfrentados em razão da epidemia da gripe H1N1, o município superou a meta estabelecida pelo governo federal, imunizando mais de 97% das crianças de zero a cinco anos, sendo um dos poucos municípios do Brasil a atingir tal porcentagem.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, desenvolvida simultaneamente em todo o país, é realizada pelo governo federal com a participação dos municípios, através da Vigilância Epidemiológica. Essa parceria, conforme observa a vereadora, é fator fundamental e preponderante para o sucesso da campanha e para que as metas estabelecidas sejam cumpridas.

Compete a esses órgãos o trabalho de estimular, informar e fazer com que a população procure as unidades de saúde e os postos de vacinação para que seus filhos sejam imunizados. Estratégias diferentes são implementadas para atrair a população, o que reflete em mais ou menos procura pelas unidades de vacinação. Alem disso, são duas etapas anuais, o que dobra o trabalho e o esforço a ser feito.

“Em Tupã é notório o sucesso do trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica no que concerne aumentar os percentuais de vacinação, pois a cada ano, desde 2005, quando teve início uma nova direção na Secretaria de Saúde do município, os índices só fizeram aumentar, mostrando planejamento e determinação na busca das metas”, reconhece Dra. Lucília.

A cada uma das duas etapas uma grande estrutura é montada, contando com o trabalho de mais de 100 profissionais entre enfermeiros, motoristas e funcionários das unidades de saúde e PSFs, que planejam durante dias o chamado DIA D, um sábado, onde se trabalha das 7 horas até as 17 horas em todos os cantos da cidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2005, na média das duas etapas, chegou-se a 85% das crianças imunizadas. Em 2006 este índice saltou para 88% e em 2007 ficou em torno de 84%.

O ano seguinte ultrapassou pela primeira vez em muitos anos a barreira dos 90%, ficando em 93%. Neste ano, a soma das duas etapas revelou que 97% das 3.874 crianças residentes em Tupã e distritos foram imunizadas, sendo que a meta preconizada pelo Governo Federal era de 95%.

Gripe suína

Dra. Lucília destaca que o sucesso da campanha em 2009 foi alcançada em meio à grave epidemia da chamada gripe suína, nome popular para o vírus Influenza H1N1, que afastou a população de aglomerações e locais de grande concentração de pessoas.

“A segunda etapa, que já estava totalmente planejada acabou sendo adiada e ocorrendo algumas semanas depois, em um dia chuvoso, mas que graças ao trabalho abnegado dos profissionais da saúde de Tupã conferiu números expressivos a esta campanha”, recorda a vereadora.

A poliomielite está erradicada no país desde 1989 e isso se deve principalmente às campanhas de vacinação realizadas desde o início da década de 1980. A imunização é a única forma de prevenir a doença e manter o país livre da circulação do vírus. A vacina contra a poliomielite é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

“Para tanto, o empenho da Vigilância Epidemiológica e de todos os funcionários da Saúde que atuam diretamente nesta campanha deve ser louvado, aplaudido e principalmente reconhecido por nós, agentes políticos e representantes da comunidade”, justifica Dra. Lucília.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email