19º Quarteirão de Amigos é homenageado pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Tupã, por meio de ato solene, realizou a entrega da moção nº 37/2018, de autoria do vereador Capitão Neves, para os membros do 19º Quarteirão de Amigos.

Publicado em: 06 de setembro de 2018

Vereador Capitão Neves é o autor da moção pelos 60 anos do clube de serviço

 

A Câmara Municipal de Tupã, por meio de ato solene, realizou a entrega da moção nº 37/2018, de autoria do vereador Capitão Neves, para os membros do 19º Quarteirão de Amigos. No dia 20 deste mês, o clube completará 60 anos.

O vereador Capitão Neves observou que desde sua fundação em 1958, até os dias atuais, o 19º Quarteirão de Amigos de Tupã vem prestando relevantes serviços à comunidade. “Atualmente, possui 23 casais de amigos, que realizam trabalhos no âmbito social, prestando serviços sempre com eficiência e especial atenção às entidades assistenciais de nosso município”, comentou.

Os “Quarteirões de Amigos” foram fundados pelos “Carteiros Viajantes”, em 1938, na cidade de Catanduva, quando o viajante Aleu Lopes de Almeida ficou sabendo que no hotel em que estava hospedado havia um ex-viajante que estava muito doente sem emprego e vivendo à custa do dono do hotel, em situação de penúria.

Diante disto, Aleu comunicou o fato aos colegas Manoel Ruas Peres e Afonso Castro Gonçalves, que imediatamente socorreram o colega necessitado, quando tiveram a feliz ideia de se reunirem com demais convidados na cidade de São José de Rio Preto, no dia 21 de agosto 1938. Na época, Alceu se encontrou com o Antonio Teixeira Correa Leite que incentivou a ideia de criarem uma sociedade de amigos entre viajantes, e no quarto do Hotel Central em Rio Preto, redigiu o anteprojeto do Estatuto do estabelecimento o número de sócio e o nome da “sociedade”, com 25 sócios, para formar um coração, símbolo do Amor, o que originou o nome de Quarteirões de Amigos.

Em Tupã, o 19º Quarteirão de Amigos é presidido por Benedito Rodrigues Gonçalves. O clube, fundado em 7 de agosto de 1958, tem sua sede na rua Mandaguaris, 415. O salão de festas da entidade foi inaugurado em 25 de novembro de 1995. “Neste ano, os amigos e as guardiãs do 19º Quarteirão de Amigos realizaram chá beneficente, almoços de confraternização, jantar dançante, campanha de arrecadação de alimentos, entre outras atividades que beneficiaram entidades como a Santa Casa, Lar Santo Antônio e Casa Abrace”, destacou o vereador Capitão Neves.

 

Para comemorar os 60 anos de fundação do 19º Quarteirão de Amigos em Tupã, o clube promoverá, nesta sexta-feira, dia 20, o “Baile do Amigo - vida do valorizar o grau de amizade entre todos”. A festa será animada pela Orquestra Municipal “Maestro Julio de Castro” e pela banda 14 K.


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email