Sessão solene homenageia prefeito tupãense de P. Prudente

Proposta do vereador Danilo Aguillar destacou orgulho de ver um filho de Tupã comandar uma das mais importantes cidades do oeste paulista

Publicado em: 12 de maio de 2009

Proposta do vereador Danilo Aguillar destacou orgulho de ver um filho de Tupã comandar uma das mais importantes cidades do oeste paulista

Numa sessão solene repleta de emoção, o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Melo, o Tupã, foi homenageado pela Câmara Municipal na última sexta (8), através de proposta do vereador Danilo Aguillar (PSB), que representou o orgulho do município em ver um tupãense comandar uma das cidades mais importantes do oeste paulista.

A homenagem trouxe a Tupã o presidente do legislativo daquela cidade, Isaac José da Silva, o vice-prefeito Marcos Vinha, o deputado federal Paulo Lima, secretários municipais e vereadores de Presidente Prudente. Também prestigiaram a sessão solene o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, o secretário de governo Adriano Rigoldi e os dez vereadores de Tupã, que subscreveram a moção apresentada por Danilo Aguillar.

Acompanhado pela esposa Renata Guimarães Santo Melo, pelos dois filhos, pela mãe Irene Zorato de Melo e por amigos de infância, da adolescência e dos tempos de faculdade, Milton Carlos de Melo recebeu a honraria das mãos do vereador Danilo, que também entregou flores à mãe a esposa do homenageado.

Danilo Aguillar lembrou a época em que conheceu Milton Carlos, em 1995 e recordou o apoio que recebeu do então assessor do deputado Paulo Lima durante sua campanha à Prefeitura de Tupã, em 2000. “Milton foi sempre muito gentil e solícito”, afirmou.

O vereador também fez questão de ressaltar a maneira de governar do prefeito Tupã, que acorda diariamente às 5 horas para correr 8 Km. “São frequentes suas visitas aos postos de saúde logo pela manhã para saber como anda o atendimento à população. Um homem que trabalha muito e por isso não é por acaso que tem sucesso”.

O autor da homenagem destacou a trajetória simples do garoto nascido em Tupã, filho de pai bancário e apaixonado por futebol, de família simples e que obteve sucesso numa cidade como Presidente Prudente. “Isso é fruto do seu trabalho, da sua coerência e honestidade, valores morais e éticos que norteiam sua vida”.

Para finalizar, Danilo falou da satisfação em receber o chefe do Executivo prudentino em sua cidade natal e da honra de ser seu amigo. “Você está apenas iniciando uma bem sucedida carreira política para ocupar cargos ainda mais importantes”, disse ao prefeito Tupã.

Em seguida, o presidente da Câmara de Presidente Prudente, Isaac José da Silva, cumprimentou o legislativo tupãense pela justa homenagem e disse que era uma satisfação imensa participar da sessão solene. Ele falou que a administração do prefeito Tupã está preocupada com o desenvolvimento de Presidente Prudente e região e ressaltou o respeito do prefeito com seus interlocutores. “Ele sabe falar quando é preciso e ouvir quando é necessário”.

O vice-prefeito Marcos Vinha falou da amizade e admiração pelo amigo Tupã e dos desafios da campanha para prefeito em 2008, quando eles tinham apenas 8% das intenções de voto contra 30% dos adversários. “Sei o tanto que sofremos, mas hoje a cidade está contente e temos amigos que fazem parte do quadro de apoio do prefeito”, afirmou o vice-prefeito.

Mais homenagens

O presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP) entregou três fotos de momentos do prefeito em sua terra natal. “Esta Câmara, além das suas obrigações, está preocupada em homenagear as pessoas que representam bem nossa cidade, por isso é importante valorizar as pessoas, pois este é mais um tupãense que se destaca”, justificou, aproveitando para parabenizar o vereador Danilo pela moção, que representa o orgulho e a felicidade de saber que uma pessoa nascida em uma cidade pequena pode obter destaque de grande importância.

O deputado federal Paulo Lima iniciou seu discurso observando a união e o carinho que existe entre os dois municípios, Tupã e Presidente Prudente. Ele citou a amizade com o vereador Danilo e relembrou o governo do ex-prefeito Manoel Gaspar. “Tupã tem nomes de grande valor”.

Amigos de faculdade, Paulo Lima disse que Tupã foi o único da turma que ele convidou para estar ao seu lado na política e que o prefeito foi moldado dentro do serviço público, primeiro em Dourados, depois em Presidente Prudente. “Tupã é um homem da verdade, não gosta de mentira, nem de puxa-sacos. Gosta de quem trabalha”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que o prefeito Tupã é um grande homem público, preocupado com os interesses da sociedade. “Nós, de Presidente Prudente, agradecemos a Câmara de Tupã por esta homenagem, pois o nosso prefeito tem todos os méritos para receber esta honraria”.

Prefeito Waldemir destacou em seu discurso a importância do alicerce familiar na formação do homenageado, “que nasceu num lar humilde, mas baseado nos princípios éticos, religiosos, de fé e perseverança”.

Assim como Tupã, prefeito Waldemir também não é nascido na cidade em que governa. “Não tive a sorte de nascer aqui, mas apenas amar essa cidade de coração”. O chefe do Executivo tupãense disse ainda que o prefeito tem que ser o exemplo de trabalho para a cidade, característica que o prefeito Tupã possui.

“A política é o caminho mais rápido para você fazer as modificações em que acredita. Na política também conhecemos os maiores amigos e as maiores traições, mas esse é um antagonismo necessário e importante para o cargo de prefeito, que é um cargo espinhoso, pois não é fácil tomar decisões”, observou.

Por último, prefeito Waldemir disse que era uma honra ter o prefeito de Presidente Prudente sendo homenageado pela Câmara e parabenizou a iniciativa do vereador Danilo. “Que Deus esteja presente em cada decisão sua e que Ele guie sua mão na administração de uma cidade tão importante como esta”, finalizou.

Eterna gratidão

Declaradamente emocionado, o prefeito Milton Carlos de Melo, o Tupã, externou eterna gratidão à Câmara Municipal pela homenagem, que permitiu rever amigos queridos de sua infância e adolescência. “É uma imensa alegria estar entre amigos na cidade onde nasci e me criei, e onde aprendi valores fundamentais que carrego até hoje”, disse.

Ele demonstrou carinho especial à esposa, aos filhos, irmãos e aos pais, Irene e Benedito (já falecido), os quais ele credita o sucesso obtido na profissão de engenheiro e agora na carreira política. “Se hoje estou prefeito, devo a eles. Falar dos pais é uma tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo difícil. É fácil porque com um simples obrigado, um valeu e um olhar de gratidão já se poderia dizer muito. Por outro lado, é difícil tentar encontrar as palavras necessárias para expressar toda admiração e gratidão por tudo o que fizeram por mim e pelos meus irmãos Sandra, Maria Alice e Fernando, falecido em 1995”.

O prefeito de Presidente Prudente relembrou momentos de sua infância em Tupã, dos tempos do colégio Bartira e do Instituto Índia Vanuíre, além da Associação de Ensino de Marília, onde concluiu o segundo grau. Também falou da sua paixão pelo futebol, alimentada desde muito pequeno pelo pai, outro apaixonado pelo esporte, o que possibilitou sua passagem pelo MAC, que depois ele abandonou para continuar os estudos.

“Sinto saudade dos clubes e dos lugares onde puder conviver com outros jovens, numa sociedade onde o respeito e a união sempre fizeram parte. Vejo que muitos amigos daquela época estão aqui hoje, o que prova que aqueles sentimentos eram verdadeiros”, observou.

Milton de Melo também comentou sua trajetória e de como surgiu o apelido Tupã, adquirido durante os anos de república em Presidente Prudente, para onde foi em 1981 para cursar engenharia (“os colegas de república achavam meu nome difícil e por isso me chamavam de Tupã”).

“Mesmo em Prudente nunca perdi os laços com minha cidade natal. O apelido vingou entre aqueles que passavam a conviver comigo em razão do orgulho que tenho em dizer que Tupã é minha terra natal”, afirmou.

Por último, Tupã novamente agradeceu o vereador Danilo e a Câmara pela honraria concedida e disse que a moção está exposta no seu gabinete em Presidente Prudente. “Essa homenagem só reforça minha responsabilidade na condução das políticas públicas de um povo que me escolheu para governar sua cidade nos próximos quatro anos”.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email