Dados do município

Industria alavanca crescimento

Turismo uma nova vocação

Aspectos de Tupã

Associações e Clubes

Incentivo à Cultura

Industria alavanca crescimento

O crescimento com base nas atividades industriais é uma realidade que se consolida em Tupã há cerca de três décadas, impulsionado principalmente pelos setores moveleiro e metalúrgico. Além de móveis e equipamentos industriais, a cidade produz desde aeromodelos para exportação e lentes de para óculos especiais, até confecções e manufaturados de animais e vegetais. Hoje, existem 250 empresas instaladas em seus dois distritos industriais e um terceiro já instalado, com área total de 300 mil m².

Mas o comércio de Tupã também é vigoroso. São 2 mil estabelecimentos comerciais em funcionamento, responsáveis pela maior fonte de geração de empregos para seus quase 65 mil habitantes. No comércio tupãense prevalece as atividades de varejo, com forte participação de estabelecimentos de médio e pequeno portes.

Na área dos serviços cresce o número de postos de trabalho em medicina, odontologia, veterinária e ensino. Tupã se transformou num pólo comercial e de serviços para muitos municípios da região.

A agropecuária não desapareceu com a industrialização acelerada do município; pelo contrário, seu crescimento também é sólido e diversificado. Com mais de mil unidades de produção rural, Tupã desenvolve atividades de policultivo e concentra uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.  Possui um silo horizontal com capacidade estática de 20 mil toneladas e um graneleiro para mais de 40 mil toneladas – estes equipamentos fazem de Tupã um dos maiores centros armazenadores do estado.

Turismo uma nova vocação

Desvendar as belezas naturais de Tupã está cada vez mais fácil, pois a cidade começa a focalizar o ecoturismo rural como atividade importante para atrair turistas de toda a região.
 

Aspectos de Tupã

COMÉRCIO

Funcionam em Tupã, cerca de 2.126 estabelecimentos comerciais; 2.383 de prestação de serviços, incluindo os profissionais liberais autônomos e outros.

INDÚSTRIA

Representados por mais de 325 estabelecimentos, sobressai aqui, a indústria de transformação, a industrialização da carne, leite, amendoim, soja, milho, rações; a produção de calçados, malas para viagem, implementos agrícolas, móveis, serralherias, carroçarias, produtos químicos etc.
A exportação ocorre para os países da Europa, Ásia e Américas, estimando-se que mais de nove mil pessoas evidenciem a força ativa da indústria tupãense.

AGRICULTURA

Revelam os dados que TUPÃ conta com mais de 3.000 propriedades agrícolas e, nesse campo, a força do trabalho é representada por mais de 6.000 pessoas, Mais de 800 tratores estão em operação no meio rural local, que tem 7.000 Hectares de lavoura permanente e 13.000 Hectares de lavoura temporária.
É intensiva e diversificada a agricultura de TUPÃ, sobressaindo - se a cultura do café (4.000.000 de pés em produção), amendoim das águas (2.470 Hectares), arroz (2.000 Hectares), cana para forragem (1.500 Hectares), seringueira (400.000 pés), eucalipto (652 Hectares), cerradão (480 Hectares), cerrado (480 Hectares). A sericicultura conta com perto de 74 sirgarias e 720 Hectares de amoreiras.
Outras culturas: feijão, mamona, ponkan, laranja, abacaxi.
Funciona em TUPÃ, Armazém e Silo Horizontal da CEAGESP com capacidade final projetada para 200 mil toneladas.

PECUÁRIA E AVICULTURA

O rebanho bovino supera 39.317 cabeças para corte; 36.000 cabeças para leite; 8.000 cabeças para postura, utilizando 41.500 Hectares de pastagem cultivada. A produção de leite se aproxima dos 40.000 litros/dia, com uma média de 8.500 vacas ordenhadas/dia. É a 2ª maior bacia leiteira do País.
O rebanho eqüino conta com mais de 1.970 cabeças. O suíno, com mais de 9.000 mil cabeças.
Na avicultura: 150 mil poedeiras, produzindo 2.800.000 ovos/dia. 60.000 cabeças de corte/ano, com uma granja de grande porte, produzindo 17.000.000 de pintos/ano.

Associações e Clubes

Tupã Country Clube
Local onde antes funcionava uma olaria e, devido a união de uma iniciativa privada veio a se transformar em um clube social.
Este clube possui uma área de 7 alqueires, e neste espaço apresenta lago natural que permite a pesca esportiva e a prática de esportes, quiosques com churrasqueiras, quadras de esportes, de vôlei de areia, campo de futebol e parque infantil, conjunto de piscinas com toboáguas, salão de baile com capacidade para 300 pessoas, sauna seca e a vapor, além de lanchonete.
Localização: Sítio Boa Esperança - Distrito de Parnaso
Aberto a partir das 8 horas de terça a domingo.
Para a entrada de turistas é necessário pagamento de uma taxa e que o mesmo seja apresentado por um associado.

Tupã Tênis Clube
Fundado em 1941 por iniciativa de diversas pessoas.
Apresenta 5 piscinas, 4 quadras de tênis, 1 ginásio de esportes, academia de ginástica, sauna e play ground. Além disso possui 1 bar, 1 lanchonete, 1 salão de eventos com 900 m², o qual aluga-se para festas e eventos em geral e um salão de jogos.
Localização: Av.: Tamoios, nº 450
Aberto para associados.
Aberto para turistas mediante agendamento.
Aberto diariamente das 7h às 22h.

Thermas Internacional de Tupã
Inaugurado em 10 de Setembro de 2000, devido ao grande potencial das águas quentes naturais existentes no local, que são de aproveitamento para relaxamento, hidromassagem fisioterapia, ação restauradora da epiderme, aumento da sexualidade e outras propriedades.
Possui sala de enfermagem, vestiários femininos e masculinos, tobogã com piscina de água fria , piscinas de água quente e fria. Lanchonete e quiosques.
Localização: R: Bairro Afonso XIII, prolongamento da rua Brasil s/n.
Aberto para associados e visitantes de Terça a Domingo das 14h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados das 9h ás 21h.

CTA
Apresenta 1 piscina olímpica e 1 infantil, diversos quiosques, 2 campo de futebol, 1 campo de futebol de areia, pista para caminhada, 4 quadras de vôlei de areia e futsal, 3 quadras de tênis, 2 campo de bocha, sauna com lanchonete interna com capacidade para 60 pessoas.
Uma área de acampamento. Uma pista de aeromodelismo com 300 m de comprimento, sendo esta uma das maiores e melhores pistas da América Latina.
Um salão para eventos em fase de acabamento.
Localização: Rod. Comandante João Ribeiro de Barros km 523.
Aberto de Terça-feira a domingo das 8h às 19h.
Aberto para associados, e para turistas mediante agendamento.

Clube Marajoara
Clube fundado em 1940 por iniciativa de um grupo de 33 pessoas, devido ao grande crescimento da cidade.
Apresenta salão social, quadras poliesportivas, 1 piscinas semi-olímpica, 1 aquecida, 1 infantil, aulas de natação, karatê e judô e uma academia de musculação.
Lanchonete e um amplo estacionamento.
Localização: R: Aimorés, 811.
Aberto para associados e para turistas mediante agendamento.
Aberto de Terça-feira a domingo das 8h às 21h.

Associação SABESP de Tupã
Uma área de iniciativa privada, em que os associados da SABESP se uniram e montaram o clube social.
Apresenta conjunto aquático, salão de festas, 3 piscinas, sala de jogos, sauna, sala de ginástica, campo de futebol, quadra de esportes cobertas e campo de bocha.
Promove e recebe eventos.
Localização: R: Nhambiquaras, 1010.
Aberto para associados; e para visitantes mediante agendamento.
Aberto de Terça-feira a domingo, das 9h às 20:30h.
Já o pesqueiro da Associação Sabesp foi inaugurado em 2003, com 15 tanques, sendo que 5 destes são destinados à pesca. Conta com 1 restaurante, criação de diversos animais, pomar com frutas.
Aberto somente de outubro a fevereiro das 8 as 19 horas.
O visitante do pesqueiro poderá conhecer também a Estação de Tratamento da Sabesp.

Incentivo à Cultura

Espaço Cultural José Ancelmo Filho "Zé Pretinho"
Uma área construída para realizar apresentações artísticas, culturais, teatros, corais, bandas, shows, reuniões e oficinas culturais, abrangendo toda a comunidade de Tupã.
Construída através de um concurso público de engenheiros e arquitetos.
Tem utilização pública, mediante solicitação e agendamento na Secretaria de Cultura e Turismo.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre de Tupã
Museu em que se encontra acervo etnográfico importante para o município de Tupã, dedicado à história da formação da cidade; à presença do índio, sua origem, antropologia, meio ambiente, alimentação arte decorativa, vida espiritual e processos de aculturação.
Maior atratividade: cultura indígena, possui biblioteca, auditório com capacidade para 90 pessoas, sala de conservação, duas reservas técnicas, espaço para atividades culturais e exposições temáticas temporárias, salão de taxidermia com exemplares de animais silvestres.
Nos meses de novembro a fevereiro são realizadas oficinas infantis de origami, música, brinquedo, teatro modelagem. Em dezembro há o projeto verão no museu (grátis) e são realizados outros diversos projetos
Localização : R: Coroados, 521 /Tupã.
Aberto ao público de segunda-feira das 13 às 17 horas, de terça a sexta-feira das 9 as 12 horas / 13 as 17 horas, sábado, das 13h às 17h, domingo e feriado das 9 as 12 horas.
Demais horários aberto mediante solicitação e agendamento.
A entrada é franca e as visitas são monitoradas por técnicos especializados.

Museu da Cachaça Água Doce
Fundado em Maio de 2004, o museu da cachaça tem como objetivo destacar a história de um produto marginalizado que hoje se destaca na mesa dos principais restaurantes do Brasil. Lá estão expostas peças antigas, garrafas de cachaças contemporâneas, engenho de cachaça da época da escravidão, murais contando o processo de evolução da cachaça no Brasil e muito mais.
Delfino Golfeto, proprietário da rede de restaurantes "Água Doce Cachaçaria", conseguiu realizar um velho sonho e acabou criando mais um equipamento turístico para a novata Estância Turística de Tupã, município onde encontra-se a matriz dos mais de 80 estabelecimentos espalhados por todo o Brasil.
O Museu da Cachaça está aberto para visitação das 17 as 22 horas de segunda a sábado. Para visitação em outros horários somente mediante à agendamento.
Localização: Rua México, 120.