Câmara Municipal homenageou Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes

Publicado em: 20 de dezembro de 2013

Luis Carlos Sanches é o autor da moção de congratulações

A Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (Atleca) foi homenageada pela Câmara Municipal. A solenidade, realizada pelo vereador Luis Carlos Sanches, autor da moção de congratulações, contou com a presença dos vereadores Reginaldo Caveira, Luis Alves e Telma Tulim e do secretário municipal de Cultura, Charles dos Passos.

Durante a homenagem, o vereador Luis Carlos Sanches observou que a fundação Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes é a realização de um sonho antigo do Dr. Alcione Alcântara Gonçalves. O parlamentar destacou ainda o apoio do secretário municipal de Cultura, Charles dos Passos, do prefeito Manoel Gaspar e do vice-prefeito Thiago Santos.

A Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes, fundada no dia 14 de novembro deste ano, com objetivo de reunir escritores, amantes da ciência e artistas de Tupã, com o intuito de discutir ideias e assuntos ligados à língua portuguesa, à literatura, às ciências e às artes.

O vereador Luis Carlos Sanches foi o autor da indicação que solicitou apoio ao Poder Executivo para viabilizar a criação da associação. A homenagem foi acompanhada por amigos e familiares dos membros da Atleca.

Segundo o vereador Luis Carlos, Tupã é um seleiro de talentos na área da literatura, ciência e artes. “A academia é uma forma de valorizar e fomentar a cultura em Tupã. Muitos escritores, como é o caso do Dr. Alcione, têm levado o nome de Tupã para todo o Brasil. Isso é motivo de orgulho”, destaca.

Idealizada no dia 27 de agosto deste ano, a primeira da Atleca reunião contou com vários escritores e artistas, algo até então inesperado pela quantidade de pessoas que compareceram e demonstraram interesse em sua fundação. Já na segunda reunião, realizada no dia 9 de outubro, foi feita eleição para montagem de diretoria, leitura de estatuto e regimento interno.

A Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes é composta por 27 membros, sendo eles; Adriana Carrion de Oliveira, Alcione Alcântara Gonçalves, Angélica Gois Morales, Antonio Emilio Darmaso Eredia, Carlos Marcos Faustino, Charles dos Passos, Claudio Campos Garcia, Dulcineia Zampieri Forteza, Eduardo Rocha Duran, Elianai Maestrello de Lyra, Elísio  Ishida, Eliza Aparecida Alves Perico, Elizabety Manrique Moreno, Flor Ainda Peregrino da Silva, Iara Bianchi Nakayama, Iolanda Constantino Soler, Isabel Andrade da Silva Souza, Jorge Eduardo Cavalcanti Carvalho, Luis Carlos Sanches, Maria Velesques Felipus, Mario Vieira dos Santos, Miguel de Pier, Paulo José de Oliveira Silva, Reginaldo Manente, Renato Alves Nunes, Valci Silva e Vinicius Sanches Vessoni Pantolfi.