Capitão Neves se reúne com membros dos grupos MOAB e GITEA para discutir lei municipal sobre autismo

O vereador Capitão Neves se reuniu com membros do MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil), do GITEA (Grupo Infinito Transtorno do Espectro do Autismo).

Publicado em: 06 de fevereiro de 2019

O vereador Capitão Neves se reuniu com membros do MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil), do GITEA (Grupo Infinito Transtorno do Espectro do Autismo) e do Departamento Municipal de Trânsito de Tupã para discutir a implantação da Lei municipal nº 4.894, que estabelece a obrigatoriedade de inserção do símbolo prioritário ao autista no comércio de Tupã.

A reunião foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT) e contou com a presença do presidente da ACIT, Dirceu Michelan, e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Tupã, Célio de Oliveira.

Segundo o vereador Capitão Neves, durante a reunião foi firmada uma parceria para conscientizar a população e o comércio sobre o símbolo prioritário do autista. “Firmamos uma parceria com a ACIT, o MOAB, o GITEA e o Departamento de Trânsito com o objetivo de conscientizar os tupãenses a respeito do símbolo prioritário do autista, que poucos conhecem, sobretudo no comércio local. O presidente da ACIT, Dirceu Michelan, se prontificou em encaminhar uma circular a todas as empresas parceiras, informando a respeito da necessidade da inserção do referido símbolo em caráter de urgência”, destacou.

De acordo com Capitão Neves, o símbolo deve ser instalado em forma de adesivo nas portas das lojas, supermercados e farmácias. Ainda devem ser instalados na cidade placas de sinalização de trânsito adaptadas com o símbolo prioritário do autista. “O que pleiteamos é somente a inserção do símbolo, porque, muitas vezes, nos bancos ou supermercados, os atendentes não sabem. Essa iniciativa visa à inclusão desse cidadão. Isso facilita e dá agilidade para que sejam logo atendidos”, explicou.

Representando os grupos MOAB e GITEA, Rubia Maldonado e Maristela Lopes

agradeceram a participação do vereador Capitão Neves, autor da Lei Municipal e intermediador do encontro.

Projetos

Além da Lei municipal nº 4.894, segue tramitando na Câmara Municipal o projeto de Lei de nº50/2018, que dispõe sobre a obrigação de emissão da Carteira de Identificação do Autista.

Outros projetos são o de nº 27 e 35/2018, no qual institui os direitos das pessoas com transtorno de espectro autista e a inserção de placas de atendimento prioritário, do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Município de Tupã.

Publicado por: Assessoria de Comunicação