Legislativo de Tupã acompanha congolês durante visita técnica

Eduardo Shigueru conheceu escritor e cientista político Dzancon Detemeni durante café da manhã com Bolsonaro

Publicado em: 27 de junho de 2022

Presidente da Câmara conheceu escritor e cientista político Dzancon Detemeni durante café da manhã em Brasília; vereador Pastor Elieser acompanhou visita

O Poder Legislativo de Tupã foi representado durante visita do escritor, cientista político e pastor evangélico congolês Dzancon Detemeni a empresas locais e da região. Entre outras organizações, as esteve na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. O visitante tem especial interesse na tecnologia empregada na região.

A visita teve origem após encontro em Brasília, onde o presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã, Eduardo Shigueru (PSD), foi apresentado a Detemeni por interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser informado que Tupã é polo de produção e exportação de amendoim, o cientista político africano, que desenvolve importante trabalho como ativista social em seu país, fez questão de conhecer as tecnologias utilizadas na região.

“Acendeu um alerta para mim, porque no meu país, o amendoim está no café da manhã, no almoço e no jantar. Então, meu interesse em conhecer melhor uma região produtora como essa foi imediato”, disse.

A proposta é importar a tecnologia e o conhecimento brasileiros, visando ganho de produtividade e mais qualidade de vida para a população congolesa, que necessita de mais empregos e renda.

“Embora o Congo seja um produtor de amendoim, lá não são empregados os recursos tecnológicos que já temos aqui. Rapidamente fizemos contato com atores do setor produtivo e promovemos esse importante intercâmbio de conhecimento”, explicou Shigueru.

O visitante africano - acompanhado de Shigueru e do vereador Pastor Elieser (PSDB) - esteve em empresas de Tupã e de Pompeia nos segmentos de insumos e equipamentos agropecuários, máquinas industriais e sistemas e tecnologias para o campo.

Ele conheceu, além da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, a Universidade da Família (UDF) em Pompeia. Ao término do encontro, a avaliação foi mais que positiva.

“O amendoim é apenas um balde no oceano de informação e conhecimento que vocês têm aqui. Nossa intenção é que nossos pequenos produtores possam ter acesso a um pouco disso, para que possamos todos nos desenvolver, é bom para todo mundo”, finalizou o visitante, ao agradecer o intercâmbio.

Publicado por: Assessoria de Imprensa