Câmara de Tupã recebe entidades para assinatura de convênios

Emendas parlamentares dos vereadores garantem investimentos na Saúde, Assistência Social e Esportes

Publicado em: 06 de dezembro de 2022

Representantes de onze entidades que prestam serviços nas áreas de Saúde, Assistência Social e Esportes foram recebidos nesta segunda-feira (5) na Câmara Municipal de Tupã para a assinatura de convênios, visando repasses de recursos de emendas parlamentares do orçamento municipal.

O encontro foi convocado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD) e contou com a participação dos vereadores Alexandre Scombatti (PL), Antônio Brito (PV), Cristina Vicente (PCdoB), Lucas Hatano (PSD), Marcos Gasparetto (PSD), Paulo da Farmácia (PSD) e Paulo Henrique de Andrade (PSDB), além de Eduardo Edamitsu (PSD), presidente do Legislativo.

Foram assinados, na oportunidade, convênios que totalizaram R$ 150.466,68, um recurso essencial para a manutenção de serviços já prestados e investimentos em novos projetos das organizações.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Tupã, Claudinês Luchi Arroyo, destacou a importância das emendas parlamentares dos vereadores. O hospital foi beneficiado por duas indicações, assinadas pelos vereadores Eduardo Edamitsu e Paulo Henrique Andrade.

“A instituição tem demostrado uma eficiência administrativa muito grande, com bons resultados contábeis, o que reflete na qualidade do atendimento. Mesmo com esse esforço de gestão, os recursos são insuficientes. Daí a importância de emendas como essa”, destacou.

Em busca de doações e receitas, em seus eventos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer trabalha o ano todo para envolver a sociedade. O reconhecimento do Poder Público, para a presidente, Dinah Modelli, é fundamental.

“A nossa base é o voluntariado, a participação e a doação espontânea das pessoas. Portanto, sem o apoio dos órgãos governamentais, em um cenário em que as carências dos pacientes aumentaram, fica ainda mais difícil”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que Tupã é uma das poucas cidades da região que cumpre o compromisso das emendas positivas. Ele reiterou a parceria com o Poder Legislativo e destacou o relacionamento que as entidades precisam estabelecer com os vereadores que as representam.

“Para nós é um momento de muita alegria poder formalizar hoje esses convênios e é lógico, ir melhorando, ano após ano, aumentando, enfim, dando o devido reconhecimento a vocês que lutam e que fazem realmente a nossa cidade acontecer”, agradeceu o prefeito.

O presidente da Câmara, Eduardo Edamitsu, parabenizou o prefeito Caio e o vice, Renan Pontelli. Ele lembrou que esse trabalho não começou neste mandato. “Nessa legislatura nós conseguimos fazer essas emendas impositivas, em um trabalho de todos os vereadores para beneficiar as entidades”, atribuiu.

Ele parabenizou as entidades, pela boa gestão, e lembrou o quanto as organizações de saúde e assistência do município foram fundamentais durante a pandemia do coronavírus.

O presidente esclareceu que a Câmara espera a assinatura de novos convênios, ainda no orçamento 2022, referentes a emendas parlamentares. O instrumento dá ao vereador a possibilidade de indicar recursos para finalidades específicas, a exemplo do que ocorre na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional.

Confira, por vereador, a lista completa de entidades beneficiadas com convênios assinados nesta segunda-feira (5):

Alexandre Scombatti
- Rede Feminina de Combate ao Câncer – R$ 25,077,78
- Centro de Recuperação a Vida (Cervida) – R$ 25,077,78
- Associação Infantil Tupã Esporte Clube – R$ 25,077,78
- Clube Recreativo Alto Sumaré – R$ 25,077,78
- Associação Bethel de Tupã – R$ 25,077,78
- Associação Tupã Basquete – R$ 25,077,78

Antônio Brito
- Rede Feminina de Combate ao Câncer – R$ 25,077,78
- Centro de Integração da Criança e do Adolescente “Dr. Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante” – R$ 50.233,33

Cristina Vicente