Com empenho legislativo, cidade de Tupã ganhará novo frigorífico

Publicado em: 17 de janeiro de 2023

A Câmara Municipal de Tupã mediou esforços para a instalação de um novo frigorífico em Tupã. Na primeira fase de operação, a estimativa é gerar entre 50 e 100 empregos diretos. A iniciativa contou com o engajamento do vereador Antônio Alves de Souza, o Ribeirão (Progressistas).

O anúncio foi feito nesta semana pelo próprio parlamentar, após três meses de tratativas que incluíram encontros iniciais com o investidor, reuniões com o prefeito Caio Aoqui (PSD) e visitas à área de interesse do empresário.

A empresa vai acionar dispositivos da Lei Municipal de Apoio ao Desenvolvimento. A nova unidade busca instalação em dois alqueires, ocupando 1/3 do terreno do antigo Thermas, próximo a um frigorífico instalado há 22 anos, também com mediação de Ribeirão.

“Recebi a informação que um empreendedor que já tem alguns negócios aqui na região planejou, para esse início de 2023, montar um frigorífico. Só que a intenção era construir em Rio Preto. De forma imediata fiz contato com o empresário, mandei um ofício informando sobre os incentivos do município de Tupã e iniciamos estas conversas”, explicou o vereador.

Ribeirão lembrou ainda que “emprego é a base para o desenvolvimento do cidadão e da sua família”. Ele reiterou a disposição para atrair empresas à cidade, uma tarefa que tem sido cada vez mais difícil.

“Não é fácil atrair empreendedores, por isso é muito importante que a cidade tenha uma boa política de incentivos. Nossa cidade tem, mas a gente precisa mostrar isso para o empresário, fazer um trabalho de convencimento e apoio”, destacou o parlamentar.

O impacto na economia é progressivo, conforme Ribeirão. “Estamos falando de até 100 empregos formais para os próximos meses, fora todas vagas que podem surgir de forma indireta, com a construção e depois durante a operação. Indústria precisa de prestadores de serviços, os funcionários precisam de transporte, de alimentação, enfim, vários setores serão beneficiados, movimentando a economia”, destacou.

O novo frigorífico para Tupã é resultado de uma parceria. “Agradeço o prefeito Caio Aoqui, que está trabalhando junto comigo, com a Câmara, para que em breve essa instalação esteja concluída“, anunciou.

Nas próximas semanas, a expectativa, conforme o vereador, é que seja feito desmembramento do terreno pela Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura e o envio de Projeto de Lei à Câmara para que o Legislativo autorize licitação e a empresa possa concorrer.

PASSOS DA CONQUISTA

Após tomar conhecimento sobre o possível investimento a mais de 200 quilômetros de Tupã, por uma empresa com negócios na região, em poucos dias Ribeirão conseguiu se reunir com o empresário e apresentou detalhes da Lei Complementar 346/2018.

Juntamente com a equipe técnica da empresa, foi identificada a área adequada à natureza do negócio. “Para se instalar um frigorífico, além da necessidade de espaço, existem os requisitos técnicos. Eles vão ter que tratar os efluentes, devolvendo ao córrego água limpa, tem uma série de questões importantes para se definir o local”, disse Ribeirão.

“Estivemos com o prefeito Caio Aoqui, que declarou todo apoio e já acionou o secretário Valentim Bigeschi, para que possamos avançar. Não é para amanhã, mas a intenção do empresário é investimento imediato, ou seja, depende destes trâmites que já foram iniciados”, destacou.

O parlamentar reforçou ainda que aguardou a Carta de Intenções da empresa, de maneira oficial, para fazer o anúncio. Ele explicou ainda que no ato da licitação, outras empresas podem manifestar interesse. Nesse caso, a Prefeitura pode ainda fazer novos desmembramentos no local, que conta com total de seis alqueires.

“Assim como fizemos há 22 anos, estamos novamente conquistando empregos para Tupã nesse setor frigorífico. Nosso desejo é que a unidade cresça, multiplique os empregos e que o trabalhador tupãense tenha cada vez mais possibilidades de sustento da sua família”, finalizou o vereador.

Publicado por: Assessoria de Imprensa