Câmara de Tupã apoia ações pela conscientização sobre o autismo

Presidente da Casa, vereador Marcos Gasparetto, e vereadores Israel Velloso Netto (Tutu) e Cristina Vicente participaram da Caminhada

Publicado em: 04 de abril de 2023

A Câmara Municipal de Tupã, por meio do presidente, Marcos Gasparetto, e demais vereadores, apoia as ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A comunidade científica, ativistas, pais e responsáveis, educadores e demais profissionais engajados na causa realizam neste mês de abril série de ações para marcar o mês do autismo.

Neste sábado (1º) a cidade de Tupã contou com a 2ª Caminhada em Defesa do Autismo, realizada pelo Grupo Infinito (GI-TEA), com apoio da Associação dos Pais e Amigos e dos Excepcionais (Apae), entre outros e outros  O evento teve a participação do presidente da Casa de leis e dos vereadores Israel Velloso da Silva Netto (Tutu) e Cristina Vicente.

“É muito importante que possamos conscientizar as pessoas sobre o autismo. A grande luta dos pais, mães e pessoas que convivem com o autista é pela inclusão em nossa sociedade”, destacou o presidente.

Professora, a vereadora Cristina Vicente lembrou que a inclusão é o primeiro passo para a cidadania. "É fundamental que a sociedade, seja nos espaços públicos ou privados, esteja preparada para a convivência", destacou.

Para Tutu, mobilizações sociais como a Caminhada favorecem a informação. A sociedade precisa saber lidar com uma pessoa autista, adequadamente, conforme o vereador.

“Infelizmente, a maioria das pessoas não foi preparada para conviver com um autista. E por isso, o preconceito ainda é grande; decorre da desinformação. O apelo das famílias e dos profissionais especializados é pela compreensão e a devida atenção especializada”, destacou.

PEQUENOS GESTOS

Não constranger pais e responsáveis, em função de crianças autistas; dar a preferência em filas e outros serviços, para alguém acompanhado de uma pessoa com TEA; garantir (no caso dos governos) e participar (vale para todo cidadão) de políticas públicas que gerem avanços para as pessoas com autismo são algumas das ações que podem favorecer a causa.

É importante também divulgar informações de profissionais técnicos habilitados, sobre o autismo, e se abster de frases ou ações preconceituosas que desfavorecem o emocional das famílias com um autista em casa.

Incluir crianças e jovens com TEA em eventos, confraternizações, apresentações culturais e outros espaços de convivência não é apenas um direto das famílias, mas uma grande conquista. São pequenos gestos que precisam ser valorizados.

Mais informações podem ser obtidas na Fanpage oficial do grupo em facebook.com/gitea.com.br ou telefone (14) 99774-7193.

Publicado por: Assessoria de Imprensa