Câmara integra esforços para ampliar segurança nas escolas

Ações do Poder Público são orientadas por educadores e tem apoio da Polícia Civil e Militar; população pode ajudar a conter onda de desinformação e falsos alertas

Publicado em: 13 de abril de 2023

A Câmara Municipal de Tupã integra os esforços de intensificação das ações de proteção no ambiente escolar. Nesta quarta-feira (12) uma coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura tratou de ações práticas, ao mesmo tempo em que reforçou a importância de conter a desinformação e o pânico impulsionado, principalmente, pelas redes sociais.

O presidente do Legislativo, Marcos Gasparetto, participou da coletiva ao lado dos vereadores Alexandre Scombatti, Antônio Brito, Eduardo Sanches, Israel Veloso Neto e Lucas Hatano.

Entre as ações, a Prefeitura de Tupã - por meio do secretário da Educação, Valdir Berti - anunciou um trabalho de revisão e ampliação do controle de acesso; fechaduras eletrônicas nas escolas e interfones onde não há contato visual entre os visitantes e servidores; ampliação do número de câmeras e contratação de uma equipe para monitoramento.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que, em Tupã, as imagens das escolas não serão apenas gravadas, mas monitoradas com pessoal treinado para observar a movimentação em tempo real. Se houver necessidade, os agentes do monitoramento farão contato imediato com a direção da escola ou comunicação direta com a polícia.

O presidente da Câmara lembrou que os vereadores tem recebido mensagens da população com dúvidas, críticas e sugestões sobre a segurança nas escolas. Por isso, tem havido intenso debate na Casa de Leis, inclusive com propostas de aperfeiçoamento da legislação.

“São duas situações. A primeira é a necessidade real que temos de pensar a segurança nas nossas escolas. Isso está sendo feito, não paramos de trabalhar em cima disso nas últimas semanas. Outra questão é a propagação de falsos alertas e o pânico. Isso não ajuda”, reforçou Gasparetto.

O presidente da Câmara lembrou que Tupã é uma cidade pacífica, ordeira e que acredita que não haverá incidentes de violência escolar, porém os pais e responsáveis precisam fazer a sua parte. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e do gabinete do Prefeito, a Câmara Municipal, as polícias Civil e Militar tem um papel importante como Poder Público. Mas as pessoas precisam agir adequadamente no núcleo familiar.

“É preciso saber o que as crianças e adolescentes estão vendo na internet, o que estão levando para as escolas, sobre o que estão conversando com seus colegas, se estão sofrendo alguma violência ou agressão física ou psicológica de outro adolescente.  Nós pais somos os responsáveis”, reforçou.

O prefeito Caio Aoqui não descartou o emprego de vigilância especializada presencial (à paisana ou de forma ostensiva)  em cada escola do município. Mas garantiu que as decisões estão sendo tomadas com base em estudos e no parecer de órgãos especializados da Educação, Justiça e Segurança Pública.

Ele lembrou caso de um estabelecimento privado que, preocupado com a repercussão de casos de violência, colocou um segurança em frente a escola. Parte dos alunos, porém, não quiseram entrar no prédio, por associar a presença do vigia a alguma ameaça real.

“Compartilhar falsos alertas, mensagens sobre ataques em outras cidades, dar publicidade a possível agressor. Isso tipo de coisa não favorece a segurança. Isso leva pânico para as pessoas e pode até servir de ‘gatilho’ para alguém que está psicologicamente propenso à agir com violência”, alertou o prefeito de Tupã.

Caso os pais ou responsáveis tenham dúvidas, sugestões ou denúncias, podem entrar em contato com os órgãos responsáveis, em cada situação. A Secretaria Municipal da Educação atende pelo telefone 3404-3550. A Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento preventivo, pode ser contatada pelo 190 e a Polícia Civil conta com o Disque-Denúncia 197.

Publicado por: Assessoria de Imprensa