Segurança pública é tema de reunião entre prefeitos da região

Encontro reuniu municípios da microrregião abrangida pela Companhia da Polícia Militar de Tupã

Publicado em: 26 de agosto de 2009

A questão da segurança pública e a necessidade de contratação de mais policiais foi tema de recente encontro entre prefeitos da microrregião de Tupã abrangida pela 2ª Companhia da Polícia Militar. Estiveram presentes chefes do Executivo dos municípios de Queiroz, Herculândia, Quintana, Parapuã, Rinópolis, Quatá, Bastos e Iacri, além de Tupã.

De acordo com a vereadora e delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Telma Tulim, a preocupação com a questão da segurança é grande entre os chefes de governo em razão do aumento da criminalidade na região. Segundo a vereadora, a microrregião de Tupã até Panorama concentra-se 2% da população do Estado de São Paulo e 15,5% da população carcerária do estado.

“É uma disparidade”, observa a Dra. Telma Tulim. “Os crimes estão aumentando e as Polícias Civil e Militar estão tendo dificuldades para lidar com o avanço da criminalidade”, revela. Ela diz que a região está perdendo policiais, tanto na Polícia Civil como na Militar. “A nossa região está carente desses profissionais, todos estão sobrecarregados, fazendo escala extra de trabalho”.

Foi para debater esse assunto com os prefeitos da região e também reforçar o pedido para instalação de um Batalhão da Polícia Militar em Tupã que esse encontro foi realizado, com as presenças do delegado seccional Luiz Antônio Hauy e o comandante da Polícia Militar de Tupã, Fernando Bigeschi.

“O objetivo dessa reunião foi justamente reiterar o pedido de um Batalhão da Polícia Militar aqui em Tupã, para que a nossa região tenha mais policiais. E também reivindicar mais policiais civis principalmente no âmbito da investigação, pois nós precisamos fazer com que os delinquentes locais e os que vêm de fora sintam que não há impunidade”, explica Dra. Telma.

Segundo a delegada, esse grupo de prefeitos decidiu marcar uma reunião na Casa Civil com o secretário Aloysio Nunes para, a princípio, reivindicar o Batalhão da PM para Tupã e ainda ampliar o número de policiais na região. Eles também pretendem mobilizar os deputados da região para fortalecer esse pedido junto ao governo estadual.

Telma Tulim diz ainda que ficou constatado durante a reunião entre prefeitos que a principal necessidade da região é mesmo o aumento do efetivo. “Não faltam equipamentos, viaturas, combustível para trabalhar, armamento, colete, gás pimenta e tudo o mais. O que estamos precisando muito é de profissionais da área da segurança, que estão sobrecarregados e adoecendo”, alerta.

Assim como a população, a delegada diz que os profissionais da área de segurança também sentem que a criminalidade está aumentando. “Nós não estamos conseguindo driblar essa situação porque precisamos de mais profissionais. O que está acontecendo é que a gente pede reforço de Marília e da região, mas nós precisamos ter um Batalhão aqui em Tupã, além de mais policiais civis para fazer a investigação”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal