Vereadores buscam R$ 1 milhão para trazer internet gratuita
Ribeirão e Danilo Aguillar reivindicam recursos para aquisição dos equipamentos para implantação do projeto
Publicado em: 26 de agosto de 2009
Ribeirão e Danilo Aguillar reivindicam recursos para aquisição dos equipamentos para implantação do projeto
A Câmara aprovou indicação dos vereadores Ribeirão (PP) e Danilo Aguillar (PSB) que solicita apoio político do deputado federal Sérgio Machado Rezende para viabilizar o projeto de internet sem fio gratuita em Tupã.
Danilo e Ribeirão esperam que o deputado interceda junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para destinar verba de R$ 1 milhão para compra dos equipamentos necessários para viabilizar o projeto de inclusão digital defendido pelo próprio governo federal.
Com a justificativa de promover o acesso à internet rápida, pública e gratuita como chave para a inclusão digital e para o desenvolvimento do município, a Câmara aprovou a instituição de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) para coletar dados e apresentar projeto para disponibilizar o serviço em Tupã, da qual fazem parte os vereadores Ribeirão, Danilo e Lucas Machado (PSDB).
“O próprio prefeito Waldemir já demonstrou interesse em implantar esse serviço na cidade. De início, pensamos em fazer uma coisa mais modesta, mas agora, com a possibilidade de receber verba federal, podemos desenvolver um projeto mais amplo para nossa cidade”, explica Ribeirão.
Segundo o presidente do legislativo, já foi feito estudo para implantação de oito torres de cobertura do sinal, incluindo os três distritos. Além disso, a CPE propôs ao Executivo condicionar o pagamento do IPTU à utilização do serviço.
“O contribuinte que estiver em dia com o imposto teria direito à internet banda larga gratuita. Essa medida traria muitos benefícios. O cidadão estaria apenas cumprindo com suas obrigações e recebendo em benefício o dinheiro pago no imposto. Em contrapartida, o município arrecadaria mais e ofereceria um serviço de qualidade à população”, observa.
Ribeirão lembra ainda que um dos objetivos do governo é que a internet se transforme em ferramenta de inclusão social e que o projeto da rede sem fio gratuita é justamente para atender a parcela da população que precisa da informação para melhorar de vida mas não dispõe de recursos para isto.
“Nossa cidade está atenta à essa necessidade. Recentemente inauguramos uma sala do telecentro com 12 computadores interligados à rede mundial de computadores para acesso gratuito da população, mas queremos ir além, pois sabemos que uma população bem informada significa uma cidade melhor em todos os sentidos”, defende.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email