Vereador Valdir participa de encontro na Anatel em São Paulo

Reunião foi para discutir instalação de torre para transmissão do sinal de celular no distrito de Varpa

Publicado em: 22 de junho de 2009

O vereador Valdir de Oliveira (PDT) participou esta semana de audiência no escritório regional da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) em São Paulo para discutir os caminhos para instalação de uma torre de transmissão de sinal de celular no distrito de Varpa.

Ele entregou ao gerente regional da ANATEL no Estado de São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, abaixo-assinado dos moradores do distrito reivindicando a torre e explicou que esse é um pedido antigo daquela comunidade. “Sem contar as reclamações dos visitantes de Varpa, que são impedidos de usar seus celulares por não haver sinal”, observou Valdir.

Bastante receptivo, o gerente da ANATEL, que conhece a região de Tupã, disse que é direito universal do consumidor o acesso à telefonia e que é dever do Estado prover esse serviço. “A telefonia é um serviço público que hoje está nas mãos das empresas prestadoras, mas quem fiscaliza a prestação desse serviço é a ANATEL”, explicou Everaldo, ressaltando que o vereador agiu correto ao levar a antiga reivindicação de Varpa até a agência reguladora.

Com a privatização das telecomunicações, esse serviço passou para as operadoras, através de concessão, o que tem gerado constantes reclamações, tanto na telefonia móvel como na fixa. A Telefônica, por exemplo, que detém a Vivo, é campeã de reclamações, tanto no Procon como na própria ANATEL.

O caminho apontado pelo gerente, depois de protocolar o pedido na agência, é solicitar ao Ministério Público de Tupã para notificar as operadoras de celular e a própria ANATEL para instalar o sinal no distrito. “É o caminho mais eficiente, o mesmo adotado em Itajobi e Jaú, onde a operadora Vivo instalou o sinal depois que o Ministério Público abriu ação contra a empresa”, observou Everaldo.

Durante a reunião, o gerente da ANATEL ligou para um dos diretores da Vivo questionando sobre a programação da operadora para a região de Tupã e ouviu dele que a empresa tem projeto para cobertura em mais 200 municípios, mas que está suspenso devido à restrição orçamentária.

“A reunião foi muito proveitosa e o gerente da ANATEL explicou todos os procedimentos. Tenho certeza de que estamos no caminho certo para viabilizar a tão sonhada torre de celular para o distrito de Varpa”, afirmou Valdir.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal