Luis Carlos e Lucília Donadelli propõem implantação do programa Mosaico Teatral

O vereador Luis Carlos e a vereadora Lucília Donadelli solicitaram ao Sescoop/SP que implantem em Tupã o programa cultural “Mosaico Teatral”.

Publicado em: 15 de maio de 2012

O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, e a vereadora Maria Lucília Donadelli solicitaram ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) que implantem em Tupã o programa cultural “Mosaico Teatral”. A indicação dos parlamentares foi aprovada na sessão do dia 7 deste mês.

Segundo o vereador Luis Carlos e a vereadora Lucília Donadelli, o “Mosaico Teatral” é um programa cultural desenvolvido desde 2001 pelo Sescoop/SP. “O projeto conta hoje com 78 cooperativas de todos os ramos econômicos, atuando em 18 cidades paulistas: ABC Paulista, Adamantina, Araçatuba, Bebedouro, Catanduva, Cerquilho, Franca, Jaboticabal/Guariba, Lençóis Paulista, Lins, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí e Votuporanga”, informam.

Baseado nos princípios cooperativistas da intercooperação, educação, formação e informação e da preocupação com a comunidade, o Programa “Mosaico Teatral” aprimora o marketing cultural das cooperativas, orienta funcionários e cooperados para a atuação em projetos socioculturais e oferece peças teatrais de qualidade para a comunidade. “Cada uma das cidades integrantes do programa recebe, anualmente, um espetáculo teatral escolhido por representantes das cooperativas, que serão sensibilizados para a produção cultural, tornando-os promotores de cultura do cooperativismo por meio do acompanhamento de profissionais do Sescoop/SP”, explicam Luis Carlos e Lucília.

A partir da orientação para produção cultural ministrada pelos profissionais do Sescoop/SP, as equipes de promotores de cultura do cooperativismo locais selecionam os espetáculos, buscam parcerias na região e trabalham na produção de um evento que congregue cooperativas, comunidade, iniciativa privada, instituições beneficentes e mídia local. “As apresentações são realizadas de agosto a dezembro de cada ano, com a aquisição de ingressos vinculada a campanhas sociais em prol de entidades beneficentes das cidades, tendo em vista facilitar o acesso de toda a comunidade”, informam.

Para o funcionamento do programa, segundo os vereadores Luis Carlos e Lucília, é necessária a participação de, no mínimo, duas cooperativas, que podem ser do mesmo ramo ou de ramos diferentes, registradas e regulares com o sistema Ocesp/Sescoop. Estas cooperativas podem ser da mesma cidade ou cidades próximas, sendo que o Mosaico será realizado na cidade que dispor de recursos e estrutura mais adequada para realização do evento. Essa equipe de promotores de cultura do cooperativismo participa de reuniões com a coordenação do Projeto em cinco visitas anuais.