Câmara Municipal aprova projeto que concede título de Cidadão Tupãense a Innocente Chiaradia

A Câmara Municipal aprovou o projeto de decreto legislativo que concede o título de Cidadão Tupãense ao senhor Innocente Vergínio Chiaradia. O vereador Valdemar Manzano Moreno foi o autor da proposta.

Publicado em: 13 de julho de 2012

Vereador Manzano é o autor do projeto de decreto legislativo

A Câmara Municipal aprovou, na sessão do dia 10 deste mês, o projeto de decreto legislativo que concede o título de Cidadão Tupãense ao senhor Innocente Vergínio Chiaradia. O vereador Valdemar Manzano Moreno foi o autor da proposta aprovada por unanimidade.

Filho de Pedro Chiaradia e de Oliva Lunardi Chiaradia, Innocente nasceu no dia 8 de março de 1930, em Botucatu. Em 1949, concluiu o Curso de Técnico em Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora de Lourdes. Em sua juventude, mais precisamente de 1948 a 1950, gerenciou a Empresa Gráfica Botucatu e foi redator/secretário do jornal Folha de Botucatu, de propriedade do seu pai. Na área jornalística, participou da cobertura das Sessões do Legislativo de Botucatu. “Acreditamos que estas coberturas despertaram o seu interesse pela vida pública, motivando-o, anos depois, mais precisamente, em 1972, a candidatar-se a vereador pela Aliança Renovadora Nacional (Arena-1). Innocente se elegeu com expressiva votação e se tornou um dos mais destacados vereadores que integraram a Câmara Municipal de Tupã”, observa o vereador Manzano.

Trabalhando e estudando, Innocente prestou concurso para Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. No dia 9 de setembro de 1952 foi nomeado Fiscal de Rendas, assumindo o cargo de chefe do Posto Fiscal de Parapuã, onde permaneceu até 1955, quando foi nomeado chefe do Posto Fiscal de Pompéia. Sua competência e dedicação no cumprimento das atribuições do seu cargo foram observadas por seus superiores da Secretaria da Fazenda, o que motivou sua designação, pelo Delegado Regional Tributário de Marília, para a Inspetoria Fiscal de Tupã, que abrangia 11 municípios. Assumiu este cargo no dia 15 de janeiro de 1959. Simultaneamente foi nomeado substituto do Delegado Regional Tributário de Marília em suas ausências; cargo no qual não se efetivou, quando da aposentadoria do titular, para evitar sua saída de Tupã. E cumprindo seu desejo aqui exerceu suas atividades funcionais até a aposentadoria, no dia 4 de junho de 1983.

Segundo o vereador Manzano, Innocente, sem prejuízo de suas atividades funcionais, investiu toda sua competência, experiência e dedicação em iniciativas dos mais diversos segmentos. “Dentre as iniciativas consideradas particulares, destacam-se a fundação, em Tupã, em agosto de 1964, da firma Empreendimentos Ápis Ltda., administradora do Fundo Ápis, o primeiro consórcio comercial do Brasil. Ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura, mantenedora da Faculdade de Direito da Alta Paulista. Também foi o idealizador do Sistema Garavelo Participações Imobiliárias, embrião do Fundo de Investimento Imobiliário instituído pelo Governo Federal. Contratado pelo Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, foi, de 1991 a 1993, consultor em projetos especiais. Foi também um dos fundadores e diretor, durante nove anos, da, posteriormente extinta, Cooperativa de Consumo da Alta Paulista, de Tupã”, informa.

Dentre as atividades classistas e comunitárias do homenageado, o vereador Manzano destaca as seguintes: associado do Rotary Club de Tupã, tendo exercido todos os cargos do Conselho Diretor daquele renomado Clube de Serviços, sendo ele sócio honorário; um dos fundadores, em 1967 e 1970, respectivamente, da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e do Sistema Nacional dos Administradores de Consórcios, dos quais foi vice-presidente durante vários anos; coordenador do grupo designado pelas duas entidades para assessorar o Ministério da Fazenda na primeira regulamentação dos consórcios no Brasil; diretor da Associação Brasileira dos Plantadores de Seringueiras, em 1971 e alguns anos seguintes; representante da Associação Comercial e Industrial de Tupã na Comissão de Ação Empresarial da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, em 1981 e 1982; participante de Instituições Católicas, como o Encontro de Casais com Cristo (ECC), tendo colaborado com a implantação desta instituição até em Manaus; cursilho de Cristandade e Movimento Familiar Cristão, e membro por vários anos do Conselho Paroquial da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro Apóstolo.

Para o vereador Manzano, o Título de Cidadão Tupãense é uma forma de reconhecimento dos relevantes serviços prestados por Innocente Chiaradia à comunidade tupãense. O homenageado foi membro do Aero Clube, do Albergue Noturno, Associação Comercial e Industrial de Tupã, da Associação de Proteção à Infância, da Casa da Criança, da Casa do Garoto, do Clube Marajoara, da Coordenadoria do Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã, do Centro de Integração do Menor, do Esporte Clube Veteranos, da Guarda Noturna, do Serviço de Obras Sociais, do Tupã Tênis Clube, do Tupã Futebol Clube e do Lar Santo Antonio.

Innocente casou-se com Geny Solano Chiaradia. Desta união, nasceram quatro filhos (Décio Lineu, Deise Leni, Dalton Luís e Dênis Luciano), seis netos e duas bisnetas.