Lucas pleiteia recursos no governo estadual para dar continuidade a implantação do Parque Linear

O vereador Lucas Machado esteve em São Paulo, buscando apoio para a construção do Centro de Educação Ambiental e a sequência do Parque Linear na Rua Estados Unidos.

Publicado em: 02 de agosto de 2012

Vereador também busca parceria para a construção do Centro de Educação Ambiental

O vereador Lucas Machado, acompanhado da secretária municipal de Planejamento e Infraestrutura, Jeane Rosin, esteve em São Paulo, buscando apoio do governo estadual para a construção do Centro de Educação Ambiental e a sequência do Parque Linear na Rua Estados Unidos. Os projetos foram entregues ao secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

A proposta é construir o Centro de Educação Ambiental numa área com mais de seis mil metros quadrados, que fica no Jardim Amambi, nas ruas Pedro Alexandre da Silva e prolongamento da Quitéria Dias da Silva. O projeto prevê 1.312,64 m² de área construída.

Para o vereador Lucas Machado, o Centro de Educação Ambiental será um espaço de conscientização, onde crianças, jovens e adultos poderão conhecer a importância da natureza e quais os caminhos para garantirmos o futuro de nosso planeta. “Estamos buscando recursos para que esse projeto seja viabilizado. O Centro de Educação Ambiental será uma referência em nossa região”, analisa.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Infraestrutura, Jeane Rosin, o projeto do Centro de Educação Ambiental tem sua importância em razão de se constituir num importante equipamento voltado à sustentabilidade por meio de uma nova concepção do espaço proposto. Foram definidos diversos equipamentos voltados aos princípios que norteiam a concepção da sustentabilidade, tais como a construção de um grande lago, quiosques, playground, solarium, jardins, pátio de uso multiuso, relógio solar, estufas, biblioteca, setor pedagógico composto por salas de aula e auditório para 128 lugares com palco e saguão, setor administrativo, todos integrados em um amplo espaço que permitirá ao usuário um contato maior com a natureza, ou seja, possibilitar o início de uma nova cultura de valorização e integração com os elementos naturais.

Parque Linear

Depois de viabilizar recursos para a construção do Parque Linear na Rua Estados Unidos, entre a Avenida Dracena até a Praça da Imigração Japonesa, o vereador Lucas Machado está pleiteando no governo estadual mais recursos para estender o projeto.

A proposta elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura prevê a construção de mais cinco setores que irão compor o Parque Linear da Rua Estados Unidos, permitindo que este venha se constituir no grande cinturão verde que contornará toda a linha férrea no trecho compreendido entre a Avenida Dracena e o Distrito Industrial III. “É importante lembrar que o primeiro passo já foi dado, pois o início desta obra já está pronto e está localizado na Rua Estados Unidos. Além de embelezar a cidade, proporciona inúmeros outros benefícios, dentre os quais o mais importante é a recuperação de uma área degrada e assim como proporcionar a melhoria da qualidade de vida a seus usuários”, observa

Neste projeto, os setores planejados do parque são: setor I, Rua Ipiranga, entre Avenida Dracena e Avenida Tabajaras, com implantação de passeio e módulos de equipamentos de exercício físico: setor II, área da estação ferroviária no trecho entre Avenida Tabajaras e Rua Benedito Costa, com implantação de ciclovia, passeio e mobiliários urbanos; setor III, Rua Antônio Mendonça, entre a Rua Benedita Costa e Avenida Lélio Piza, com implantação de ciclovia, passeio, módulos de equipamentos urbanos e mobiliários urbanos; setor IV,  Vila Inglesa, implantação de ciclovia, passeio e módulos de equipamentos urbanos (exercícios físicos e playground) e mobiliários urbanos; e setor V, trecho da Avenida Perimental, com implantação de ciclovia, passeio e mobiliários urbanos.

Caso sejam construídos esses setores, a extensão do Parque Linear será de 3,74 Km, com um total de ciclovia de 10.489,25 m², 20.653 m² de passeio, e 5.551 m² ocupados com equipamentos. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 6 milhões. A implantação de cada setor foi pensada nas seguintes etapas: limpeza, corte e aterro, execução de infraestrutura; construção dos equipamentos comunitários, instalações elétricas e início dos serviços de paisagismo; e serviços complementares e implantação de ciclovia e passeios.

Jeane observa que Tupã é uma cidade que teve seu desenvolvimento inicial diretamente ligado à linha ferroviária. Quando isso mudou, a linha ferroviária tornou-se uma área abandonada e de pouca função urbana e social. A área do projeto em questão, apesar de nobre pela localização, está sob o ponto de vista ambiental e socialmente subaproveitada. “Acreditamos que um conjunto de medidas urbanísticas pode mudar a visão que a população tem dessa área, ao possibilitar novos usos que venham promover integração urbana por meio da melhoria recuperação urbanística de todo este setor, ou seja, a preocupação primordial foi de revitalizar as áreas ao longo da linha férrea, criando espaços públicos que proporcionem o uso saudável para a população” explica.

O vereador Lucas observa que o Parque Linear da Rua Estados Unidos tem ajudado a suprir a carência que a cidade tem de espaços de lazer, no entanto, Tupã precisa de mais áreas de convívio convivência e prática esportiva. Por isso, o parlamentar está buscando apoio do governo estadual para ampliar o parque e gerar uma melhoria urbanística, paisagística, ambiental e social. O vereador ainda lembra que o secretário estadual Bruno Covas elogiou a qualidade técnica do trabalho apresentado e se dispôs a estudar o assunto com bastante empenho.