Lucília Donadelli propõe “Teste do Coraçãozinho” nas maternidades

A vereadora Lucília Donadelli defende a realização de forma rotineira do “Teste do Coraçãozinho” nas duas maternidades de Tupã.

Publicado em: 21 de novembro de 2012

Por meio de indicação, a vereadora Maria Lucília Donadelli defende a realização de forma rotineira do “Teste do Coraçãozinho” (Oximetria de Pulso) nas duas maternidades de Tupã.  Ofícios foram encaminhados ao Poder Executivo, ao Hospital São Francisco de Assis e à Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

Segundo a vereadora Lucília Donadelli, o “Teste do Coraçãozinho” é um exame rápido de fácil realização, que não causa dor e que deve fazer parte do exame de rotina de todos os recém-nascidos. “É importante para o diagnóstico precoce de alguns tipos de cardiopatia congênita, algumas até muito graves”, informa.

A vereadora Lucília Donadelli, que também é médica pediatra, explica que  várias doenças podem passar despercebidas no exame da maternidade e só são detectadas a partir de uma busca mais detalhada. “Muitas vezes, a criança nasce aparentemente normal, mas desenvolve um quadro clinico grave dentro do primeiro mês de vida que, muitas vezes, não proporciona tempo hábil para o atendimento. Consultar o bebe pode não ser o bastante”, observa.

O “Teste do Coraçãozinho” é feito por meio de um sensor, como uma pulseira, que é colocada na mão e no pé direito do bebe, e assim é possível aferir a saturação de oxigênio nestes locais. Caso o exame detecte alguma anormalidade, a criança não recebe alta e deverá ser encaminhada para avaliações médicas mais detalhadas. “O teste deve ser feito entre 24 e 48 horas de vida com isso, será possível diagnostico de doenças precocemente, ou seja, em tempo hábil para eventuais correções ou intervenções cirúrgicas, contribuindo com a diminuição da mortalidade infantil”, explica Lucília Donadelli.

De acordo com vereadora Lucília Donadelli, de cada 1.000 recém-nascidos vivos entre um ou dois apresentam cardiopatia congênita critica. Pesquisas revelam que de 30 a 40% dos que têm problemas cardíacos graves, recebem alta das maternidades sem o diagnostico o que retarda muito a descoberta da patologia. “A realização do teste é de fundamental importância para as crianças nascidas em nosso município, daí a preocupação em disponibilizar nas maternidades o aparelho para a realização do teste, podendo ser feitos estudos para um projeto de lei tornando assim obrigatório a realização deste teste preventivo nas duas maternidades de nossa cidade”, ressalta.