Telma Tulim busca recursos para AAPEHOSP e Casa do Garoto

Vereadora tenta viabilizar verba estadual para auxiliar na manutenção das duas entidades

Publicado em: 24 de fevereiro de 2010

A Câmara aprovou duas indicações da vereadora Telma Tulim (PSDB), que solicitam recursos para Casa do Garoto e a Associação Amigos dos Pacientes Egressos dos Hospitais Psiquiátricos (AAPEHOSP). As proposituras solicitam apoio do deputado estadual Rodolfo Costa e Silva para liberação de verbas orçamentárias de R$ 100 mil para cada entidade.

No caso da AAPEHOSP, a vereadora explica que o dinheiro será empregado na construção da unidade da Alameda do Carmo, cuja obra está em fase de finalização.

Com relação à Casa do Garoto, Telma Tulim justifica que apesar das doações e do repasse de recursos que a entidade recebe, eles não são suficientes para a manutenção das atividades. “As despesas mensais com professores, psicólogos, materiais desportivos, escolares e monitores é muito grande e a necessidade de se manter as atividades é ainda maior”, observa.

Em 2010 a AAPEHOSP completa 11 anos de fundação. Atualmente, a entidade atende aproximadamente 150 pessoas e conta com três unidades de trabalho, tendo como objetivo fundamental defender os interesses individuais e coletivos dos desamparados, dos egressos de hospitais psiquiátricos (alcoólatras, toxicômanos e deficientes mentais) e daqueles que não têm residência fixa, que se encontram nas ruas, oferecendo-lhes o direito à moradia, saúde, alimentação, educação, religião, profissionalização, convivência familiar e comunitária, liberdade e dignidade.

Já a Casa do Garoto, entidade gerida pela Associação Assistencial Joana D’Arc, foi fundada em 1965 com o intuito de oferecer assistência à criança e o adolescente, permitindo o desenvolvimento esportivo, profissionalizante e pedagógico deles.

Hoje, a entidade atende mais de 200 crianças, sendo 80 em sistema de creche, 143 através de projetos de aulas de basquete – que tem revelado diversos atletas nos últimos anos – e 37 em aulas informática, o que acaba retirando muitas crianças do contato com a violência, drogas e criminalidade das ruas, conforme lembra Telma Tulim.

O atendimento acontece na sede da Casa do Garoto, que possui ginásio, artesanato, sala de informática, cozinha, refeitório e salas de aula. “Daí a necessidade de obtermos mais esse recurso para continuar mantendo esses projetos com a mesma qualidade”, ressalta a vereadora.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal