“Ribeirão” propõe disciplina de Inglês na rede municipal de ensino

O presidente da Câmara Municipal, “Ribeirão” sugeriu ao Poder Executivo que estude a possibilidade de inserir a disciplina de Inglês na rede municipal de ensino.

Publicado em: 22 de fevereiro de 2013

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP), sugeriu ao Poder Executivo que estude a possibilidade de inserir a disciplina de Inglês na rede municipal de ensino. Após a aprovação da indicação, ofícios foram encaminhados ao prefeito Manoel Gaspar e ao secretário municipal de Educação, Marcos Leite.

Segundo o vereador “Ribeirão”, a disciplina da Língua Inglesa na rede municipal de ensino seria desenvolvida com os alunos da pré-escola ao ensino fundamental. “A iniciativa tem por objetivo aprimorar a formação das nossas crianças e preparar a juventude para o mercado de trabalho, já que o domínio da língua inglesa já se tornou pré-requisito para vários tipos de serviço”, explica.

O ensino do Inglês na rede municipal desde o início do processo de aprendizagem, segundo o vereador “Ribeirão”, é de vital importância para a formação cultural e educacional das crianças. “Nesta etapa de desenvolvimento, as crianças apresentam mais facilidade de aprender novas línguas”, comenta.

O vereador “Ribeirão” observa ainda que hoje é importante que os alunos se familiarizem e tenham contato com o inglês, pois muitos termos ingleses são utilizados no contexto diário de todos. “O ensino do inglês desde a pré-escola pode contribuir para a alfabetização da criança e o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático”, ressalta.

Vários estudos também apontam que, diante de uma sociedade globalizada, o aluno que aprende duas línguas pode avançar muito mais em relação a quem aprende apenas um idioma, podendo, inclusive, fazer muita diferença no futuro profissional do individuo. “Além da importância educacional, a medida também se revela de grande alcance social, pois muitos alunos que não teriam condições financeiras de arcar com as despesas exigidas em cursos ou escolas particulares poderiam ser atendidos gratuitamente nas escolas municipais”, destaca.