Valter Moreno propõe novas ações para combater a dengue e leishmaniose

O vereador Valter Moreno sugeriu ao Poder Executivo que estude a implantação de novos programas de combate aos mosquitos “Aedes aegypti” e “Palha”.

Publicado em: 28 de fevereiro de 2013

Diante dos casos de dengue e leishmaniose registrados este ano em Tupã, o vereador Valter Moreno Panhossi (DEM) apresentou indicação sugerindo ao Poder Executivo que estude a implantação de novos programas e ações de conscientização, prevenção e combate aos mosquitos “Aedes aegypti” (transmissor da dengue) e “Palha” (transmissor da leishmaniose). O parlamentar propõe ações conjuntas das secretarias municipais Saúde, Meio Ambiente e Agricultura.

O vereador Valter Moreno sugeriu ainda ao Poder Executivo que faça o uso da citronela, planta que age como repelente natural dos mosquitos transmissores da dengue e da leishmaniose e outros insetos, com eficácia cientificamente comprovada.

Segundo o vereador Valter Moreno, esse trabalho de orientação e conscientização da população sobre as formas de prevenção e combate dos criadouros dos mosquitos deve ser feito pelos agentes comunitários, que na oportunidade da visita, já verificam a necessidade de limpeza ou não da residência ou lote. “Caso o agente verifique a necessidade da residência ou lote em ser limpo, o mesmo acionará a Secretaria de Meio Ambiente, para que seja agendada data para a limpeza daquele local. Após a visita do agente comunitário, a Secretaria de Agricultura, por meio do Viveiro Municipal, doará ao visitado uma muda de citronela”, explica.

De acordo com Valter Moreno, a oferta de mudas de citronela à população é o meio preventivo eficaz e de baixo custo já adotado por diversos outros municípios, como Guararapes (SP), Maringá (PR), Sinop (MT), Ipatinga (MG), Teresina (PI). Mas de nada adianta a distribuição das mudas se a população não tiver conhecimento da sua eficácia e a importância de cultivá-la com intuito de combater os agentes transmissores de forma preventiva.

Valter Moreno ressalta que a limpeza do quintal ou lote também é importante, pois de nada adianta o cultivo de uma única muda em local onde se acumula lixo, entulho e material orgânico. “Mesmo sendo eficaz em repelir os insetos, uma moita adulta de citronela só tem eficácia em um raio de 50 m², portanto, deve-se conscientizar a população sobre a eficácia e importância do cultivo da planta e, também, eliminar os ambientes propícios para a proliferação desses seres”, explica.