Telma propõe ao Poder Executivo que crie o Centro de Atenção Psicossocial

Publicado em: 13 de março de 2013

A vereadora Telma Tulim é a autora de uma indicação que defende a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial em Tupã (CAPS). O objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Segundo a vereadora Dra. Telma, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. “Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário”, informa.

O CAPS tem as seguintes funções: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; e promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais.

De acordo com a Dra. Telma, estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. “O CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento”, explica.

O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. A vereadora Dra. Telma ressalta que o critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. “O CAPS será um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria”, explica.