Vereador Valdir busca apoio para implantar coleta de biogás no aterro sanitário

O vereador Valdir está buscando apoio político no governo estadual e municipal para implantar um sistema de coleta de biogás no aterro sanitário de Tupã.

Publicado em: 05 de abril de 2013

O vereador Valdir de Oliveira Mendes está buscando apoio político no governo estadual e municipal para implantar um sistema de coleta de biogás no aterro sanitário de Tupã. Após ter indicação aprovada pelos vereadores, o parlamentar visitou as cidades de Cascavel e Toledo, que ficam no Estado do Paraná, onde o projeto de biogás foi implantado.

Segundo o vereador Valdir, o processo de fermentação dos resíduos depositados no aterro sanitário produz líquido percolado (chorume) e biogás. Em relação ao chorume gerado no aterro, o parlamentar explica que este seria coletado pelo sistema de drenagem e tratado por um sistema composto  de tratamento biológico, o qual compreende uma lagoa anaeróbia, lagoa aerada e duas lagoas facultativas. Após o tratamento, o efluente é recirculado e aplicado por aspersão nas células de lixo já encerradas.

Já o gás produzido nos processo de decomposição da matéria orgânica contém elevadas concentrações de gás metano (CH4), que pode ser utilizado como combustível. “Drenos verticais instalados ao longo das células de resíduos, realizariam a coleta do gás que é direcionado a um conjunto moto-gerador e assim convertido em energia elétrica”, explica.

Com a implantação do sistema de coleta de biogás, o vereador Valdir explica que o gás seria utilizado para acionar motores, bombas, equipamentos e postes de luz no próprio aterro, no projeto Reciclar é Legal, na Usina de Compostagem de Resíduos Sólidos e no Centro de Zoonoses. “A intenção seria utilizá-lo com forma de compensação com gastos em energia do município”, destaca.

De acordo com o vereador Valdir, a utilização do gás no aterro sanitário de Tupã permitiria uma economia significativa com gastos em energia, além de preservar o meio ambiente, ao evitar o escape desse gás poluente para a atmosfera.

Além da visita nos aterros de Cascavel e Toledo, o vereador Valdir encaminhou ofícios ao secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ao prefeito Manoel Gaspar e ao secretário municipal do Meio Ambiente, Renan Pontelli.