Dra. Telma e secretário de Trânsito José Romero defendem o aumento de taxistas em Tupã

A vereadora Telma Tulim solicitou ao Poder Executivo que realizasse estudos para verificar se é necessário aumentar o número de taxistas em Tupã.

Publicado em: 12 de abril de 2013

Parecer concluiu que o município pode comportar mais profissionais

Por meio de indicação, a vereadora Telma Tulim solicitou ao Poder Executivo que realizasse estudos para verificar se é necessário aumentar o número de taxistas em Tupã.  Hoje, a licença de um taxista é vitalícia, o que faz a fila de espera não se renovar frequentemente.

Segundo a vereadora Dra. Telma, a solicitação deste estudo foi baseada em atendimento ás reivindicações que lhe foram apresentadas por diversas pessoas da cidade que desejam exercer a profissão de taxista. “O cadastro atualizado de cada taxista da ativa também ajuda nestes estudos, uma vez que verifica quem realmente exerce a profissão”, observa.

Em Tupã, a atividade de taxista é regulamentada pela Lei nº 4.375/2008. Após a solicitação da vereadora Dra. Telma, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, José Romero Sobrinho, emitiu parecer informando que o município conta com 42 permissões de taxistas. Informações extra-oficiais apontam que cerca de 10 agentes permissionários exercem alguma atividade paralela ou não exerce a atividade de taxista. Com isso, o município fica carente de taxistas.

Embora a lei municipal fixe a proporção de um veículo-táxi para cada 1.830 habitantes, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito entende que o município pode comportar mais taxistas, pois a média nacional é de 350 habitantes para cada veículo.

Comparando com cidades com o mesmo porte de Tupã, Lins possui 55 taxistas com uma população de 71.432 habitantes, com média de um táxi para 1.298 habitantes. Em Penápolis, existem 40 taxistas cadastrados para uma população de 58.510 habitantes, dando uma média de um taxista para 1.462 habitantes.

Segundo dados do Sindicato dos Condutores de Veículos Automotores de Tupã, os seis pontos de táxi do município são preenchidos com 34 permissionários, com 31 profissionais exercendo a atividade diária.

A vereadora Dra. Telma explica que o parecer emitido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito conclui que, de acordo com a média das cidades do mesmo porte de Tupã, haveria a necessidade e a possibilidade de aumentar o número de profissionais da área.