Vereador Pastor Rudynei propõe criação de coleta de sangue domiciliar

Com o objetivo de manter o estoque dos bancos de sangue, o vereador Pastor Rudynei defende a implantação de um programa de coleta de sangue domiciliar.

Publicado em: 17 de abril de 2013

Com o objetivo de manter o estoque dos bancos de sangue de forma satisfatória para atender as intervenções hospitalares, o vereador Pastor Rudynei Monteiro defende a implantação de um programa de coleta de sangue domiciliar. Por meio de indicação, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que faça esse investimento na área da saúde.

Segundo o vereador pastor Rudynei, o programa de coleta domiciliar seria uma forma de manter os estoques do banco de sangue e garantir o atendimento aos pacientes, evitando o cancelamento de cirurgias pela falta de sangue. “Constantemente, a imprensa tem divulgado que os estoques dos bancos de sangue estão praticamente zerados, causando muita preocupação, pois sem uma boa reserva não há como marcar cirurgias”, alerta.

O vereador pastor Rudynei acredita que muitas pessoas deixam de ser doadoras porque precisam doar no próprio banco de sangue. “Tenho mantido contato constante com pessoas da área da saúde e sentido uma grande preocupação com o baixo estoque de sangue. É unânime a opinião de que o deslocamento dos doadores até os bancos de sangue tem sido o grande entrave para que colaborem com a doação. Para ampliar o número de doadores, estamos sugerindo ao Poder Executivo que implante esse sistema de coleta domiciliar”, informa.

Em outra indicação, o vereador pastor Rudynei solicitou ao deputado federal Abelardo Camarinha que interceda pela liberação de R$ 250 mil no governo federal para o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Tupã. O objetivo é utilizar esse recurso para comprar equipamentos a fim de instalar a coleta domiciliar de sangue.

Além de Tupã, o Banco de Sangue da Santa Casa atende outras cidades como Arco-Íris, Iacri, Bastos, Herculândia, Parapuã, Rinópolis, Quatá, Quintana e Santópolis do Aguapeí. “Para que esse padrão de atendimento seja mantido é preciso mais investimentos e o Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã necessita de mais recursos e equipamentos para inclusive fazer a coleta domiciliar de sangue”, destaca.