Danilo Aguillar propõe homenagem ao saudoso professor Thiago

O vereador Danilo propôs ao Poder Executivo que faça uma homenagem ao saudoso professor Thiago Alves da Silva Leandro, dando seu nome a um prédio público do setor da Educação.

Publicado em: 06 de maio de 2013

Por meio de indicação, o vereador Danilo Aguillar Filho propôs ao Poder Executivo Municipal que faça uma homenagem ao saudoso professor Thiago Alves da Silva Leandro, dando seu nome a um prédio público do setor da Educação.

O professor Thiago nasceu no dia 13 de março de 1923, em Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo. Com 13 anos de idade teve a oportunidade de iniciar sua educação escolar, trabalhou como lanterninha de cinema, engraxate e ajudante de farmácia para auxiliar no sustento de sua família.

Estudou no colegial na cidade de Botucatu onde conheceu o Prof. Cid Guelli, que lecionava matemática. Esse professor teve grande influência em sua vida, pois o apresentou à matemática, auxiliou-o também em seu sustento indicando alunos como uma primeira aproximação com a profissão de professor.

Como professor, lecionou em um colégio de freira na cidade de Bernardino de Campos, onde conheceu sua mulher Mafalda Sanches da Silva Leandro, com quem viveu matrimonialmente mais de 55 anos.

Em 1970, juntamente com o grupo ITEC (Instituto Tamoios de Ensino e Cultura), criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã (Decreto n° 71.758 de 25/01/73). Nessa época, também concluiu o curso superior de Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (MG). Em seguida, concluiu na própria Faculdade de Filosofia de Tupã o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e em Ciências.

Segundo o vereador Danilo, a vontade de aprender do professor Thiago era tamanha que mesmo na idade madura após os 40 anos não parou de estudar. Com a exigência de cursos além da graduação para lecionar na Faculdade de Filosofia de Tupã, ele fez mestrado na PUC em São Paulo (Pontifícia Universidade Católica) com a orientação do Prof. Dr. Benedito Castrucci com tema “Tópicos de Geometria sob uma Nova Visão”.  “Era um homem exemplar, íntegro de grande caráter, ajudou no que pode para ensinar toda sua vida a quem desejasse”, comentou.

Professor Thiago sempre achou que a educação deveria ser gratuita em toda sua plenitude. Ele demonstrava isso através de suas criações como por exemplo, o CEMIV (Centro de Estudo de Matemática do Instituto de Educação Índia Vanuíre), que funcionava aos domingos com auxílio dos alunos, inclusive com a ajuda de seu filho César que na época cursava engenharia. Publicou livros custeados do próprio bolso, pois no Brasil existe uma dificuldade imensa em publicar livros educativos, principalmente na área da ciência.

Professor Thiago era filho de Antônio Leandro (in memoriam) e de Maria Augusta Leandro (in memoriam). “Como forma de homenagear este ilustre educador por todo o trabalho realizado no município de Tupã, solicitamos ao Poder Executivo Municipal que denomine um prédio público do setor da Educação, com o seu nome”, destacou.