TV Câmara terá transmissão também por sinal aberto

Parceria com Assembleia Legislativa possibilitará abertura do sinal através da TV digital; esta semana deverá ser publicado edital do concurso público para preenchimento dos cargos da TV Câmara

Publicado em: 17 de maio de 2010

Parceria com Assembleia Legislativa possibilitará abertura do sinal através da TV digital; esta semana deverá ser publicado edital do concurso público para preenchimento dos cargos da TV Câmara


A TV Câmara deverá ser transmitida também em sinal aberto. De acordo com o presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), parceria com a Assembleia Legislativa permitirá a transmissão em canal aberto por meio da TV digital. O contrato já foi assinado e a transmissão depende apenas da digitalização do sinal, que ainda não tem previsão para chegar ao interior.

“A maior crítica em relação à TV Câmara foi porque o canal era fechado, mas nós só tínhamos essa opção, pois não havia um canal aberto disponível para a sociedade fiscalizar o legislativo do Brasil. Agora existe e ele é o mesmo canal para o legislativo municipal, estadual e federal. O projeto é único e cada um terá um período. A Câmara de Tupã, por exemplo, ou as câmaras que assinaram esse convênio, terão direito a doze horas de programação diária. Portanto, quando o sinal digital chegar a Tupã todos poderão assistir a programação da TV Câmara. Essa é a boa notícia que eu queria dar à população”, ressaltou.

Ribeirão reforçou a vantagem do sinal aberto da TV Câmara, pois além de “dar publicidade à coisa pública e transparência aos atos do legislativo”, toda a população poderá assistir a programação do Poder Legislativo de Tupã.

“Lógico que isso vai demorar um pouco, vamos ser realistas, porque a TV agora é digitalizada”, reconheceu o vereador. “Mas nas grandes cidades, como por exemplo, São Paulo, o cidadão que tenha a digitalização na sua casa ou o conversor que transforma o sinal em digital pode acompanhar tudo o que acontece na Assembleia. A mesma coisa vai acontecer em Tupã com a TV Câmara, assim que chegar a digitalização em nossa cidade”.

O chefe do legislativo disse que a criação da TV Câmara, através da Resolução 12/09, aprovada no ano passado, busca obedecer a Constituição no que se refere à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

“E a publicidade se faz através de divulgar aquilo que acontece nesta Casa. Não podemos ser a “caixa de surpresa”, como dizem por aí, de que o cidadão não tem acesso e não sabe o que acontece. Nós tivemos a coragem de fazer e fomos criticados na época, pois é muito fácil criticar o político. Se o político faz é fácil criticar, se o político não faz às vezes não é criticado ou às vezes falam que ele é ruim, não faz nada. Eu tive o apoio da maioria dos vereadores e nós iniciamos o projeto da TV Câmara”.

De acordo com Ribeirão, o sinal aberto da TV Câmara será no canal 61.4, que a população poderá acessar com a chega do sinal digital, por meio de um conversor. Enquanto o sinal digital não chega, a transmissão da TV Câmara será pelo canal a cabo 16, da operadora local.

Para viabilizar a TV, a Câmara está realizando alguns investimentos, como a compra dos equipamentos e o aluguel do imóvel onde a TV funcionará. Ainda nesta semana deverá ser publicado na imprensa o edital do concurso público para contratação do repórter e do operador de áudio e vídeo da TV Câmara.

“Estamos fazendo um pequeno investimento que para muitos pode parecer alto, mas eu acho que não tem preço para que as pessoas saibam o que acontece na Câmara, assistindo a sessão ou assistindo os debates que vão ter nesta TV, os programas sociais e culturais que serão produzidos pela equipe. Nós vamos ter que fazer isso porque a população que paga imposto tem que saber o que acontece com o seu dinheiro e só tem um jeito: através da publicidade. Como a TV vai ser pública, nós teremos o máximo de informação para a sociedade. Isso contribui para melhorar a democracia e faz com que a gente seja criticado, elogiado e receba sugestões para melhorarmos a nossa cidade”, afirmou Ribeirão.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!