Caio Aoqui apóia Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos

O vereador Caio Aoqui manifestou apoio ao deputado federal Walter Ihoshi pela criação da Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos.

Publicado em: 08 de maio de 2013

Por meio de moção aprovada pela Câmara Municipal, o vereador Caio Aoqui manifestou apoio ao deputado federal Walter Ihoshi (PSD) pela criação da Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos, que discutirá a elevada carga tributária aplicado ao setor em nosso país.

Segundo o vereador Caio Aoqui, atualmente, o brasileiro paga 33,87% de imposto sobre os remédios vendidos no Brasil, sendo que 17,34% é ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Essa questão chamou a atenção do deputado Walter Ihoshi que decidiu então propor a discussão. Por isso, apresentei uma moção de apoio ao trabalho desta frente parlamentar”, informa.

O vereador Caio observa que, em vários países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a tributação para o setor é zero. Na maioria dos países da Europa, a carga tributaria dos medicamentos chega ao máximo 10% e média mundial é de 6%.

Ao apoiar essa discussão, o vereador Caio Aoqui espera difundir na sociedade a proposta, criando assim mais adesões para essa Frente. Com a aprovação da moção, ofícios foram encaminhados ao deputado federal Walter Ihoshi (presidente da Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos), ao deputado federal Henrique Eduardo Alves (presidente da Câmara dos Deputados) e ao senador Renan Calheiros (presidente do Senado Federal).

A Frente Parlamentar conta com a adesão de mais de 200 parlamentares entre deputados e senadores.