Danilo Aguillar entrega ao Ministério Público provas da provável causa da mortandade de peixes no Ri

O vereador Danilo Aguillar se reuniu com a promotora do Meio Ambiente, Renata Calazans Nasari, para apresentar algumas provas que podem elucidar o motivo da mortandade de peixes no Rio Tibiriçá.

Publicado em: 17 de maio de 2013

               O vereador Danilo Aguillar Filho se reuniu nesta quarta-feira com a promotora do Meio Ambiente, Renata Calazans Nasari, para apresentar algumas provas que podem elucidar o motivo da mortandade de peixes no Rio Tibiriçá, ocorrida no dia 23 de abril. No dia 8 deste mês, o parlamentar esteve no local para averiguar a denúncia sobre vazamento de vinhaça (produto proveniente da produção de etanol).

Durante a visita ao Rio Tibiriçá, o vereador Danilo filmou evidencias do vazamento de vinhaça que pode ter provocado esse acidente ambiental. “Nós tivemos denúncia que neste local, no município de Queiroz, havia indícios muito fortes da provável fonte poluidora que tivesse gerado essa mortandade. Próximo a ponte do Rio Tibiriçá identificamos um depósito onde aparentemente ocorra uma quantidade muito grande da chamada vinhaça. Tivemos denúncia que houve ruptura de uma tubulação e esse produto teria descido para essa região e escoado ao rio”, explica.

O parlamentar entregou ao Ministério Público as filmagens, amostra do líquido - supostamente vinhaça – encontrado a 50 metros do Rio Tibiriçá, amostra da terra sobre a tubulação, movimentada com máquinas e impregnada com produto que possivelmente seja a vinhaça, bem como, um pedaço da tubulação que provavelmente tenha sido reparada.

Após receber esse material do vereador Danilo, o Ministério Público acionou a Polícia Ambiental e a CETESB para que tomasse providências visando a confirmação da denuncia. O parlamentar foi ontem com o delegado de Queiroz, Paulo Cesar Pardo Soares, acompanhar a perícia feita pela Polícia Civil e encontrou no local com a equipe  técnica da CETESB e a Polícia Ambiental.

O vereador Danilo espera que os responsáveis por este acidente ambiental sejam responsabilizados, pois em 2008, houve uma mortandade de peixes semelhante como consequência de vazamento de vinhaça no mesmo local.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação

 


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!