Vereador Ricardo propõe adesão ao Programa Profuncionário

O vereador Ricardo sugeriu ao Executivo que realize estudos para adesão ao Programa Profuncionário que visa à formação dos funcionários de escola.

Publicado em: 29 de maio de 2013

           O vereador Ricardo Raymundo sugeriu ao Poder Executivo que realize estudos para adesão ao Programa Profuncionário, do Ministério da Educação, que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na unidade escolar. 

Segundo o vereador Ricardo, a formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

O Decreto  7.415 de 30 de dezembro de 2010 instituiu a política  nacional de formação dos profissionais da educação básica  e dispõe sobre a formação inicial em  serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, por meio do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.

Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis de formação pedagógica e dez de formação específica.  Um módulo equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da formação pedagógica e 600 horas no eixo da formação específica, totalizando 960 horas. Essas horas dos módulos somam-se a 300 horas do eixo prática profissional supervisionada (relacionadas com os estudos dos módulos), totalizando 1.260 horas de curso.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação

 


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!