Ribeirão viabiliza Escola Móvel do Senai para Tupã

Carreta instalada na Praça da Bandeira vai oferecer cursos gratuitos de Eletricista Instalador e Auxiliar de Eletricista

Publicado em: 18 de fevereiro de 2010

Nas próximas semanas unidade da Escola Móvel do Senai estará na Praça da Bandeira para ministrar cursos gratuitos de Eletricista Instalador e Auxiliar de Eletricista.

A parceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, viabilizada pelo presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, vai disponibilizar 12 vagas para eletricista instalador e mais 42 para auxiliar de eletricista. Interessados devem obter maiores informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na avenida Tapuias, 907 ou pelo telefone 3441-5566.

Criada em julho de 2009 através do projeto de ensino à distância desenvolvido pelo Senai, a Escola Móvel surgiu como uma plataforma tecnológica de apoio à aprendizagem, cujo objetivo é dar resposta às necessidades da população de cursos técnicos de qualificação profissional.

“A carreta móvel do Senai é um projeto muito requisitado, não só pelos municípios, mas também por empresas que a contratam para formar seus profissionais, daí a importância de a Prefeitura firmar essa parceria, que mais uma vez dará oportunidade aos nossos trabalhadores de se qualificarem”, observa Ribeirão, que aproveita para agradecer o prefeito Waldemir pela contratação da Escola Móvel.

A importância da qualificação de mão de obra, defendida pelo presidente do legislativo, foi tema inclusive do editorial da Folha de São Paulo do último dia 17, no qual o jornal afirma que o Brasil, com um índice de desemprego ainda relativamente alto, de 8,9%, vive o paradoxo de criar vagas e não encontrar profissionais que as preencham.

Dados do Sine, rede pública de agências de emprego ligada ao Ministério do Trabalho, mostram que apenas 39% das vagas ali oferecidas em 2009 foram ocupadas. “A explicação para este paradoxo está justamente na falta de qualificação dos trabalhadores, que não estão aptos para preencherem essas vagas, uma vez que as empresas e as indústrias precisam de gente preparada”, conclui Ribeirão.

O vereador trabalha ainda para viabilizar junto ao Senai curso de serigrafia, voltado para confecção de souvenirs que poderão ser comercializados a partir da revitalização do Mercadão, cujo projeto está em andamento. “Será mais uma oportunidade de a nossa população se qualificar profissionalmente”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal