Valter Moreno se reuniu com deputado para discutir laboratório para análise de solo

Valter Moreno se reuniu com o deputado estadual Gilson de Souza (DEM) para discutir a instalação de um laboratório para análises de solo em Tupã.

Publicado em: 04 de junho de 2013

O vereador Valter Moreno Panhossi (DEM) se reuniu, no dia 21 de maio, com o deputado estadual Gilson de Souza (DEM) para discutir a instalação de um laboratório para análises de solo, foliar e fitopatologia em Tupã. O parlamentar, juntamente com o vereador Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, apresentou a indicação nº 273/2013, solicitando ao governo estadual que libere recursos para esse investimento.

A reunião foi agendada pelo próprio deputado estadual Gilson de Souza. Após a aprovação da indicação pela Câmara Municipal, ofícios foram encaminhados ao parlamentar. O  encontro contou também com a participação do secretário de agricultura de Tupã, Alécio Morandi, do secretário municipal da Saúde, Antonio Brito, do assessor de gabinete, Neto Batistetti, do vice-prefeito de Tupã, Thiago Santos, e do secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Alberto José Macedo Filho.

Durante a reunião, o secretário adjunto Alberto José Macedo Filho ofereceu apoio técnico da própria secretaria para a elaboração do projeto do laboratório. Ele se comprometeu a fazer uma visita a Tupã para verificar as condições de plantio dos produtores e analisar a viabilidade técnica da implantação do laboratório no município.

Segundo o vereador Valter Moreno Panhossi, a análise do solo é o melhor meio para avaliar a fertilidade da terra. Com base nos resultados das análises é possível um diagnóstico mais preciso e o produtor consegue realizar a correção de forma adequada sem desperdício de dinheiro e implementos, aumentando, assim, a qualidade e produção de sua lavoura.

Já o vereador “Mangolo” observa que a região de Tupã conta apenas com os serviços do laboratório de Pompeia, que não realiza a análise de fitopatologia e de nematóides. Além disso, o custo da análise para o produtor é elevado e cada resultado demora no mínimo cerca de trinta dias para ficar pronto.

Com a instalação do laboratório em Tupã, serão beneficiados produtores de 17 cidades, atingindo a marca de 217.076,9 hectares de área controlada e saciando uma demanda de cerca de 8.370 análises de solo por ano. Os produtores terão chance para melhorar a qualidade de suas lavouras diminuindo as despesas, agregando valor ao produto final e dando a chance para que o município aumente os valores e produtos exportados trazendo, assim, desenvolvimento econômico para Tupã e região.