“Mangolo” defende inclusão de Tupã no projeto “Legal Pra Cachorro”

O vereador “Mangolo” apresentou indicação sugerindo ao Poder Executivo que inclua Tupã no projeto estadual “Legal Pra Cachorro”.

Publicado em: 07 de agosto de 2013

Objetivo é combater o avanço da leishmaniose

Por conta do número de casos de leishmaniose em cães, o vereador Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, apresentou indicação sugerindo ao Poder Executivo que encaminhe ofício à Secretaria Estadual Saúde para inclusão de Tupã no projeto estadual “Legal Pra Cachorro”. O município contabilizou 334 casos positivos da doença em cães entre janeiro e junho deste ano.

Segundo o vereador Mangolo, o projeto “Legal Pra Cachorro” utiliza microchips em cães para identificar animais infectados com a leishmaniose visceral americana. A proposta inicial é monitorar a população canina. Os animais recebem um microchip, onde ficarão armazenadas as informações sobre sua saúde e endereço. No chip também terá os resultados dos exames laboratoriais de sangue que forem realizados no período da pesquisa.

O vereador Mangolo explica que o projeto também disponibiliza uma coleira, onde, além do efeito repelente, é também inseticida, matando o flebotomíneo (inseto transmissor da leishmaniose visceral americana) ao picar o cão.

A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito flebotomíneos, conhecido como mosquito palha que, ao picar um cachorro infectado e depois um humano, causa na vítima febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento.

Os cães quando contaminados podem apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele, principalmente no focinho, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, aumento abdominal, diarreia, vômito e sangramento intestinal.

Com a aprovação da indicação do vereador “Mangolo”, ofícios serão encaminhados ao prefeito Manoel Gaspar, visando à inclusão de Tupã no projeto “Legal pra Cachorro”. O parlamentar acredita que esse programa pode ajudar o município a evitar o avanço da doença.