Luis Alves defende adesão aos projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens

O vereador Luis Alves defende a adesão de Tupã nos projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens em Território Vulnerável.

Publicado em: 10 de setembro de 2013

O vereador Luis Alves de Sousa (PC do B) defende a adesão de Tupã nos projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens em Território Vulnerável, disponibilizado pelo Ministério da Justiça. Por meio de indicação, o parlamentar sugeriu ao Poder Executivo que faça o convênio com o governo federal para que os dois programas sejam implantados.

Segundo o vereador Luis Alves, o Projeto Mulheres da Paz tem por objetivo a capacitação de mulheres atuantes na comunidade para que se constituam, institucionalmente, como mediadoras sociais a fim de fortalecer as práticas políticas e socioculturais. “É uma forma de construir e fortalecer redes de prevenção da violência doméstica e enfrentar às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres”, analisa.

O vereador Luis Alves explica que o programa aborda temas como gênero e direitos da mulher, direitos humanos e cidadania, violências, fatores de risco e protetivos e prevenção a drogadição. “As participantes agem como multiplicadoras do programa, tendo como incumbência prevenir a violência juvenil e o envolvimento dos jovens com as drogas, bem como a violência de gênero”, informa.

O vereador Luis Alves explica que o convênio é para 50 mulheres. Após a capacitação inicial, as Mulheres da Paz deverão cumprir mensalmente as atividades discriminadas no projeto para receber o beneficio de R$190,00.

Protejo

Já o projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, segundo o vereador Luis Alves, tem como objetivo geral selecionar e acompanhar jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas. A formação desses jovens é realizada por intermédio de um Percurso Social Formativo que inclui temas como: formação cidadã e sócio-jurídica, violências, resolução não-violenta de conflitos, ampliação do letramento, educação ambiental e sustentabilidade, sexualidade, auto-estima, informática e tecnologia, prevenção à drogadição, introdução ao mundo do trabalho, além de atividades culturais e esportivas. Os jovens, no total de 75 em cada projeto, na participação receberão um benefício mensal no valor de R$ 100,00 durante os 12 meses de atividades conforme critérios estabelecidos pela Coordenação Nacional.