Membros da CPE do Transporte Ferroviário se reuniram com procurador em Marília
Os vereadores Ricardo e Caio, juntamente com o gerente regional da Ceagesp, participaram de uma audiência com procurador do Ministério Público Federal.
Publicado em: 22 de outubro de 2013
Objetivo foi apresentar a necessidade da reativação da malha ferroviária
Os vereadores Ricardo Raymundo e Caio Aoqui, juntamente com o gerente regional da Ceagesp de Tupã, participaram de uma audiência com procurador do Ministério Público Federal, Diego Fajardo Maranha Leão de Souza, para comprovar a demanda e a necessidade da reativação do transporte ferroviário na região.
Neste ano, a Câmara Municipal aprovou o projeto de resolução 07/2013, que instituiu a Comissão Parlamentar Especial (CPE) para realização de audiências com autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada e da América Latina Logística (ALL), a fim de discutir a reativação do transporte ferroviário de passageiros e de cargas na Alta Paulista. A comissão é formada pelos vereadores Ricardo Raymundo (presidente) e Caio Aoqui (membro).
Durante o encontro com o procurador do Ministério Público Federal, o vereador Ricardo falou sobre o descaso com o patrimônio público pela concessionária ALL. O parlamentar destacou o interesse da Ceagesp pela reativação do transporte ferroviário, pois a unidade de Tupã possui toda a estrutura necessária para receber os trens de carga.
Segundo o vereador Ricardo, o transporte ferroviário foi por muitos anos a mola mestra do desenvolvimento em nosso país. “Pode-se dizer que nossa cidade, entre outras, devem sua expansão econômica e demográfica à chegada da ferrovia”, ressalta.
Para o vereador Ricardo, o poder público pouco fez para modernizar a malha ferroviária brasileira. “Com o processo de desestatização do setor ferroviário, o trecho compreendido entre Bauru e Panorama foi transferido da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) para a Ferrovia Bandeirantes S/A (FERROBAN), em 1998. A partir de 2006, a FERROBAN passou a integrar o Grupo América Latina Logística (ALL)”, informa.
Já o vereador Caio Aoqui observa que, após a desestatização, houve um decréscimo acentuado no transporte de passageiros, culminando com a total paralisação deste serviço em nossa região há mais de 10 anos. “O transporte de cargas foi mantido por mais algum tempo, entretanto, também foi suspenso sem maiores explicações”, explica.
Os vereadores membros da CPE ressaltam que a experiência internacional demonstra que o transporte ferroviário é o mais adequado, especialmente em países de grande extensão territorial como o Brasil. “Ultimamente, temos visto o crescente congestionamento das rodovias e metrópoles pelo aumento exponencial da frota de carros e caminhões. Entendemos que o transporte ferroviário de cargas, diminuiria consideravelmente o custo Brasil”, comenta o vereador Ricardo.
A formalização da CPE visa promover um debate entre os diversos setores envolvidos, ou seja, governo, sindicatos, associações e contribuintes, para tentar encontrar uma solução para o impasse em que vive o transporte ferroviário na nossa região.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
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