Câmara Municipal de Tupã cobra reativação do transporte ferroviário
Empresários e representantes do poder público da região de Tupã participaram da audiência pública promovida pela Câmara Municipal que defende a reativação do transporte ferroviário.
Publicado em: 14 de fevereiro de 2014
Empresários e representantes do poder público da região de Tupã participaram da audiência pública promovida pela Câmara Municipal, por meio da Comissão Parlamentar Especial (CPE), que defende a reativação do transporte ferroviário. O objetivo do encontro foi demonstrar o interesse regional pela recuperação e utilização da malha ferroviária a fim de criar novas alternativas para o setor agrícola e industrial.
A audiência pública contou com a presença dos vereadores Ricardo Raymundo, Caio Aoqui e Reginaldo Lima Rodrigues, Reginaldo “Caveira”, que fazem parte da CPE, além do presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, e dos vereadores José Maria de Oliveira, “Zé Maria”, Valdir de Oliveira Mendes e Telma Tulim.
A mesa de honra da audiência foi composta pelos seguintes representantes: vereador Ricardo Raymundo, presidente da CPE: vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, presidente da Câmara Municipal; prefeito Manoel Gaspar; Francisco Sérgio Jardim, superintendente federal do Ministério da Agricultura em São Paulo; Dr. Diego Fajardo Leão, procurador da República da nossa região; Sérgio Feijão Filho, diretor presidente da Associação de Preservação da Memória Ferroviária; e presidente da Câmara Municipal de Garça, Francisco Cristóphoro Júnior.
A CPE fez uma alerta sobre o abandono dos trilhos na região de Tupã. Os vereadores cobraram da ALL (América Latina Logística), que tem a concessão da linha férrea, explicações sobre a utilização do transporte ferroviário na região da Alta Paulista. “A audiência pública foi uma forma de demonstrar que a nossa região quer a volta dos trens”, comenta o vereador Ricardo.
Durante a audiência, o prefeito Manoel Gaspar demonstrou preocupação com o abandono da linha férrea e destacou alguns problemas provocados pela falta da utilização deste meio de transporte na região.
Já o gerente de armazenagem da Ceagesp em São Paulo, José Lourenço Pechtoll, manifestou favorável a volta do transporte ferroviário, pois há o interesse de usinas neste sentido. A unidade de Tupã é considerada uma das melhores do Estado de São Paulo e possui total estrutura para receber os trens de carga e atender toda a demanda do setor agrícola região.
Empresários, políticos e até representante da Fiesp demostraram a apoio a reativação do transporte. Para o vereador Ricardo, a audiência pública foi uma forma de cobrar providências e demonstrar que existe demanda interessada no transporte ferroviário. “A audiência teve por objetivo saber qual o prazo que a empresa estará investindo nesta malha ferroviária para que não venha ficar neste abandono”, observa.
O superintendente da ALL, Emanoel Tavares, apresentou o cronograma da concessionária para recuperação da malha ferroviária de Bauru até Panorama, passando por Tupã. A intenção é começar os trabalhos este ano para que em 2015 o trem de carga volte a circular até Tupã.
De Itirapina até Panorama são 700 quilômetros de ferrovia. Apenas o trecho até Bauru está em atividade.
Além do transporte de cargas, o vereador Ricardo acredita que seja viável investir no transporte de passageiros como atrativo turístico, como é o caso de Paraguaçu Paulista.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email