Telma Tulim visita Coordenadoria da Mulher em Marília

Vereadora trabalha para implantar unidade em Tupã

Publicado em: 13 de maio de 2010

Vereadora trabalha para implantar unidade em Tupã

A vereadora e delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Telma Tulim (PSDB), visitou na última quinta (6), a Coordenadoria de Políticas para a Mulher de Marília. A convite da antropóloga Marina Ravazzi, coordenadora do órgão, a vereadora conheceu de perto o trabalho daquela unidade, criada em 6 de abril de 2009.

Vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, a Coordenadoria de Marília atua no planejamento, na gestão e na implantação de projetos sugeridos pelo Conselho Municipal da Mulher, que é um órgão apenas consultivo e, portanto, sem poder de decisão.

Ravazzi explicou que é por meio da Coordenadoria que serão encaminhados à Câmara Municipal projetos de políticas públicas voltadas para a mulher. Além disso, o órgão também busca recursos nas esferas municipal, estadual e federal para a implementação de programas e ações direcionados à parcela feminina da população.

Telma Tulim, que desde o início do seu mandato trabalha para implantar em Tupã uma Coordenadoria da Mulher, elogiou o trabalho desenvolvido na cidade vizinha e lembrou que assim como aqui, a meta de Marília é a construção do Centro de Referência da Mulher, cujo projeto já foi aprovado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a verba de R$ 105 mil já liberada pelo governo federal.

Segundo a vereadora, a coordenadoria de Marília serve de exemplo para Tupã implantar a sua unidade e que o caminho agora será por meio da mobilização popular. “Vamos conscientizar a população sobre os benefícios dessa coordenadoria para o município”, ressalta.

A criação de uma Coordenadoria da Mulher em Tupã acolhe sugestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para promover o equilíbrio nas relações conflituosas em muitos lares do município.

“A ideia é atuar na defesa dos direitos das mulheres e ajudar na implementação dos projetos sugeridos pelo Conselho Municipal. Através da Coordenadoria serão encaminhados à Câmara projetos de políticas públicas voltados para a mulher. O órgão vai ainda captar recursos nas esferas municipal, estadual e federal para a efetivação de programas e ações direcionados à parcela feminina da população”, explica a vereadora.

Telma Tulim ressalta que a Coordenadoria não atuaria apenas na defesa das mulheres vítimas de violência, mas também para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, através de cursos profissionais, possibilitando sua autonomia. “Hoje, 25% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal