Câmara promoverá debate sobre casos de tortura de imigrantes japoneses

Por iniciativa do vereador Caio Aoqui, a Câmara Municipal receberá o Projeto Abrangências, que visa discutir os “casos de tortura e mortes de imigrantes japoneses – 1946-1947”.

Publicado em: 29 de maio de 2014

Audiência promovida pelo vereador Caio Aoqui será neste sábado

Por iniciativa do vereador Caio Aoqui (PSDB), a Câmara Municipal receberá neste sábado, dia 31, às 10 horas, o Projeto Abrangências, que visa discutir os “casos de tortura e mortes de imigrantes japoneses – 1946-1947”. Será a segunda vez que o Projeto Abrangências ganha um espaço aberto. A primeira foi no ano passado, quando foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

Segundo o vereador Caio Aoqui, durante o debate será exibido um resumo do documentário “Yami no Ichi nichi” (Um Dia de Trevas – O Crime que Abalou a Colônia Japonesa). Na ocasião, serão apresentados trechos sobre a história do presídio da Ilha de Anchieta em 1946, quando 172 imigrantes foram enviados para o local.

O vereador Caio Aoqui, cujo bisavô Kanji Aoki, também foi levado para o presídio, acredita ser muito importante contar essa parte da história da imigração japonesa “pois muita gente não gosta de tocar no assunto”.

Idealizado pelo produtor e diretor Mario Jun Okuhara, o Projeto Abrangências investiga casos de tortura e morte de imigrantes japoneses na ditadura militar. Com relação ao presídio Ilha de Anchieta, dos 172 imigrantes enviados para o local, três moravam em de Tupã. Um deles, Fukuo Ikeda, foi preso e torturado com apenas 22 anos. Ele morreu em julho de 1948”, conta Mario Jun, lembrando que os outros dois eram da família Yamauchi, o pai Kenjiro, e o filho, Fusatoshi.

A audiência contará também com depoimentos do redator chefe do Nikkey Shimbun (maior jornal da colônia japonesa no Brasil), Masayuki Fukasawa, e do ex-preso da ilha, Tokuichi Hidaka, além da presença do deputado estadual Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

O vereador Caio Aoqui convida todos os tupãenses a participarem deste debate que fará um resgate da história da sociedade brasileira.