Roda de Terapia Comunitária é homenageada pela Câmara Municipal

Publicado em: 16 de julho de 2014

Vereadora Telma Tulim é a autora da moção de congratulações

A Câmara Municipal de Tupã homenageou os organizadores do projeto Roda de Terapia Comunitária que acontece mensalmente no Instituto “Alan Carlos”. A vereadora Telma Tulim foi a autora da moção de congratulações que resultou na homenagem realizada durante a sessão do dia 7 deste mês.

O projeto Roda de Terapia Comunitária se originou após a psicóloga da Central de Penas e Medidas Alternativas, Rosecler Ferreira, frequentar o curso de Terapia Comunitária Integrativa, oferecido pela Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Escola da Administração Penitenciária em parceria coma Unesp/Araraquara.  “Após a realização deste curso, foi utilizado todo o conhecimento adquirido nesta especialização e implantado o projeto com os usuários da unidade de atendimento de Tupã, prestadores de serviços à comunidade, egressos do sistema prisional extensivo aos seus familiares”, comenta a vereadora Dra. Telma.

A Roda de Terapia Comunitária, segundo a vereadora Dra. Telma, consiste em oferecer uma rede de apoio às pessoas que passam por diversos tipos de sofrimentos. “Aos apenados o projeto visa proporcionar a conscientização do ato criminal. Já aos egressos e seus familiares tem por objetivo promover a reinserção social e fortalecimento dos vínculos afetivos, além de ser uma das condicionalidades do programa Renda Cidadã”, explica.

Em Tupã, as reuniões são realizadas desde dezembro de 2012 e os encontros acontecem mensalmente no salão cedido pelo Instituto “Alan Carlos”. Desde sua implantação passaram pela roda aproximadamente 300 pessoas e atualmente existem 30 pessoas (fixas) que frequentam a roda mensalmente.

Os profissionais responsáveis pelo projeto e que foram homenageados são: Rosecler Ferreira, psicóloga da Central de Penas e Medidas Alternativas, que possui a formação de Terapeuta Comunitária e seus colaboradores: José Carlos Citá, oficial administrativo da Central do Egresso e Família; Denise Adriana Bonjardim e Dirce Lima Pereira Reine, que são as técnicas da Pastoral da Moradia; Alice Rosa, presidente do Amor Exigente de Tupã; e Marcos Rogério M. Fernandes, voluntário.

Durante a entrega da moção, a vereadora Dra. Telma destacou que atualmente existem 55 Centrais de Pena em funcionamento no Estado de São Paulo, no entanto, apenas na cidade de Tupã e de Santos é que são desenvolvidas o projeto de Terapia Roda Comunitária. “Por este motivo, o projeto merece o reconhecimento desta Casa de Leis e da cidade de Tupã, em especial aos organizadores que incansavelmente trabalham para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressalta.