Tupã terá mais 155 casas do programa Minha Casa, Minha Vida

Ribeirão confirma que unidades serão construídas em terreno localizado no final da rua Campinas, no cruzamento com a estrada do bairro São Gonçalo

Publicado em: 13 de maio de 2010

O presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), ocupou a tribuna do legislativo na sessão da última segunda (10) para informar que o município terá mais 155 casas do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Segundo o vereador, as novas unidades serão construídas em terreno no final da rua Campinas, no cruzamento com a estrada do bairro São Gonçalo.

“Prefeito Waldemir já autorizou a construção dessas novas casas, assim como a secretária Jeane Rosin. Ainda nesta semana o projeto deve dar entrada na Caixa Econômica Federal e sendo aprovado, inicia-se a construção. Então é uma boa notícia para a nossa cidade, até porque eu já disse dessa tribuna, por algumas vezes, que esse programa do Governo Lula é um projeto extremamente social”, observou.

Ribeirão esclareceu que essas 155 novas casas irão somar as 295 unidades do programa que já começaram a ser construídas em terreno próximo ao loteamento Nova Tupã, no Jardim Unesp II.

Além disso, o vereador também lembrou que mais 400 casas populares serão construídas em terreno em frente ao Parque do Sabiá, na vicinal para o distrito de Parnaso. “Já temos uma promessa de mais 300, então deve dar um total de 1.155 novas casas para Tupã”, comemorou. “Nós iniciamos esse trabalho no início do ano passado e os frutos já começaram a surgir”.

O presidente do legislativo lembrou que o programa Minha Casa, Minha Vida é de caráter extremamente social, pois as prestações têm limite de valor e de prazo para pagar e explicou que as casas serão construídas por uma construtora e que o Governo Lula vai pagar R$ 42 mil cada casa.

“O cidadão que tiver essa casa vai pagar no máximo R$ 16 mil e receberá a escritura. Quer dizer, o governo federal está custeando a diferença desses valores em benefício de quem não tem uma moradia. Porque, aliás, está na Constituição o direito à moradia. E tem mais: se o beneficiário do programa estiver desempregado, ele vai pagar apenas R$ 50 por mês, vezes 120 meses, que dão os dez anos de prazo para quitação do imóvel, dará R$ 6 mil”, analisou.

Com isso, Ribeirão ressalta que o programa vem dar dignidade à população, inclusive porque atinge o desempregado também, já que é voltado para quem tem renda familiar de zero a três salários mínimos.

“E atinge também o cidadão que está devendo no Serasa, o que é uma inovação em projetos sociais, pois até então os programas eram voltados para os pobres, mas em contrapartida era exigida ficha limpa como devedor. Esse projeto do Governo Lula não tem essa exigência”, lembrou.

Responsável por viabilizar essas novas casas para o município, Ribeirão agradeceu o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza, por ter dado sustentação ao projeto, e enalteceu o prefeito Waldemir por ter exigido que o projeto das casas do programa Minha Casa, Minha Vida tivesse dez metros de terreno de frente, para que a família possa ampliar sua residência.

“Essas casas serão de boa qualidade, pois estive vendo o projeto na construtora. Além disso, o prefeito Waldemir exigiu que tivesse dez metros de frente, porque a família cresce e a casa tem que crescer também. Se você não dá terreno não tem como crescer”, afirmou.

Feliz por conseguir viabilizar essas novas moradias para a cidade, junto com a administração municipal, o chefe do legislativo disse duvidar que alguma cidade do porte de Tupã vá receber tantas moradias populares como aqui.

“A gente tem que deixar registrado o trabalho que a Câmara fez desde o começo, o trabalho do prefeito Waldemir, do deputado Cândido Vaccarezza e do Governo Lula, que não é do meu partido, mas tenho que reconhecer, está realizando um amplo trabalho social. Enfim, esse é um trabalho que realmente vai beneficiar a população tupãense, pois em proporção a outros municípios que não terão nenhuma casa, nós teremos mais de mil”, finalizou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal