“Caveira” defende substituição de vasos sanitários para evitar desperdício de água

Para evitar o desperdiço de água, o vereador Reginaldo sugeriu ao Poder Executivo que realize estudos para substituir os vasos sanitários das repartições públicas municipais por vasos modernos e econômicos.

Publicado em: 01 de dezembro de 2014

Com o objetivo de evitar o desperdiço de água em Tupã, o vereador Reginaldo Lima Rodrigues, “Caveira”, sugeriu ao Poder Executivo que realize estudos para substituir os vasos sanitários das repartições públicas municipais por vasos modernos e econômicos. Num segundo momento, o parlamentar, juntamente com município e outras esferas do Legislativo e Executivo, se empenhará para que seja disponibilizada, gratuitamente, à população interessada, a substituição dos vasos sanitários antigos por vasos sanitários modernos, a fim de gerar economia aos munícipes e, principalmente, evitar o desperdiço de água potável.

De toda água existente no planeta, 97,6% é salgada e apenas 2,4% é doce. Setenta e nove por cento da água doce se concentra em geleiras, outros 21% estão nos lençóis freáticos e 0,04% em rios e lagos.

Segundo o vereador “Caveira”, a substituição dos vasos sanitários antigos por vasos modernos traz uma grande economia de água potável, pois uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 12 a 15 litros de água, enquanto que as bacias sanitárias modernas, (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga.  “Quando a bacia sanitária é antiga e a válvula está defeituosa chega a gastar até 30 litros por descarga”, alertou.

O vereador “Caveira” espera diminuir o desperdício de água. “Com um simples cálculo, levando em consideração os vasos sanitários antigos, tendo como parâmetro uma residência composta por quatro pessoas, calculando-se uma média de 23 descargas por dia, chegamos a um gasto, por dia, somente com descargas, a 345 litros de água potável. Em contrapartida, a mesma família com quatro pessoas, utilizando as mesmas 23 descargas por dia, mas em um vaso sanitário moderno, gastaria 184 litros ao dia, chegando a uma economia de 161 litros dia, por residência”, analisou.

No caso de Tupã, que conta com aproximadamente 23.000 imóveis residenciais, desprezando 15% que já devem usar os vasos sanitários modernos, temos 19.500 imóveis residenciais. Cada uma das residências, desperdiçando 161 litros de água por dia, temos desperdício de 4.830 litros por mês e 58.765 litros por ano por residência. Multiplicada pelo número de imóveis residenciais de nosso município, chegamos ao número de 3.139.500 litros de água potável desperdiçada somente com descargas por dia; 94.185.000 por mês e mais de 1 bilhão de litros de água potável, por ano, desperdiçada somente com descargas em nosso município”, explicou.

O Brasil desperdiça o dobro da média dos outros países, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República. A água perdida em tubulações envelhecidas ou desviada por ligações clandestinas chegou a 38% da oferta total. Na região norte esta perda chegou a 52%. “Esta indicação propõe uma simples solução de baixo custo, que vai gerar boa economia de água potável, assim como economia em dinheiro para a população”, destacou.

O vereador “Caveira” explicou que sua indicação vem de encontro ao grave problema que passa o mundo e nosso país. “Estimativa da ONU apontou que, nos próximos 25 anos, dois em cada três habitantes do planeta vão enfrentar problemas no abastecimento de água limpa. A ONU apontou ainda que as principais causas de falta de água são: crescimento populacional, poluição das águas, desperdício na distribuição e no uso, e mudanças climáticas”, observou.