“Mangolo” pede abertura do banco de sangue no fim de semana

O vereador “Mangolo” sugeriu à Santa Casa de Misericórdia que disponibilize uma equipe no banco de sangue para realizar as coletas no fim de semana.

Publicado em: 27 de fevereiro de 2015

Para ampliar as doações de sangue em Tupã, o vereador Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, sugeriu à Santa Casa de Misericórdia de Tupã que disponibilize uma equipe no banco de sangue para realizar as coletas no fim de semana. O objetivo é incentivar a manutenção dos que doam regularmente e a inclusão de novos doadores.

O vereador “Mangolo” explicou que a indicação visa atender as reivindicações de diversos munícipes que são doadores de sangue. “Vários doadores trabalham e todas as vezes que os mesmos vão ao banco de sangue, precisam pedir autorização aos seus empregadores. Por diversas vezes, esses pedidos causam transtorno”, comentou.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Tupã funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, mas os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Quem possui mais de 60 anos deve ter doado pelo menos uma vez, por isso, é preciso apresentar um comprovante. Além disso, é preciso ter mais de 50 quilos e apresentar boas condições de saúde.

Para fazer a doação é necessário apresentar documento com foto, dormido bem na noite anterior (mínimo de seis horas). É preciso estar alimentado, mas é necessário evitar alimentação gordurosa no café da manhã.

Antes da doação, a pessoa passa por uma triagem clínica. É feito um teste de anemia. Se estiver tudo certo, o doador é encaminhado para uma entrevista. Após este procedimento, o solicitante é liberado para doar. Numa doação é coletado do doador 450 ml de sangue.

Após ter a indicação aprovada pela Câmara Municipal, o vereador “Mangolo” encaminhou ofícios à Santa Casa.

Publicado por: Assessoria de Comunicação