Luis Alves participa de reunião com a Usina Clealco para discutir dificuldades do setor

O 2º secretário da Mesa Administrativa da Câmara Municipal, vereador Luis Alves de Souza, se reuniu com representantes da Usina Clealco para discutir a situação da empresa na região.

Publicado em: 12 de maio de 2015

O 2º secretário da Mesa Administrativa da Câmara Municipal, vereador Luis Alves de Souza, se reuniu com representantes da Usina Clealco para discutir a situação da empresa na região e apresentar sugestões para melhorar a parceria com o Poder Público. O encontro teve a participação do vice-prefeito Thiago Santos, do secretário municipal de Obras, Danilo Aguillar Filho, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renan Pontelli, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Saito.

Durante a reunião, os representantes da Clealco disseram que o setor enfrenta dificuldades devido ao alto custo da produção, à falta de políticas setoriais e à ausência de mão de obra qualificada.

Além deste encontro realizado na Câmara Municipal, o vereador Luis Alves já havia participado de uma reunião na unidade da Clealco em Queiroz, com a presença de diversos prefeitos e vereadores da região. “Foi uma reunião para discutir política pública e privada. A direção apresentou o que a usina tem realizado, qual o objetivo, qual a situação que se apresenta hoje e o que a empresa pretende”, comentou.

Ao avaliar a importância do tema, o vereador Luis Alves solicitou aos representantes da Clealco que realizassem uma reunião em Tupã. O parlamentar foi o único representante do município no encontro promovido na unidade de Queiroz. “A nossa preocupação inicial é a seguinte: a empresa emprega hoje diretamente quatro mil funcionários e indiretamente cerca de 15 mil pessoas. Então, se acontecer o fechamento da usina, a gente espera que não aconteça e acredita que não vai acontecer, imagina o caos social e financeiro que a nossa região terá?”, observou.

Segundo o coordenador de RH da Clealco, Carlos Furnaleti, o setor sucroenergético já vem há dois anos passando por uma dificuldade pela falta de política setorial dentro do governo, especialmente voltado ao etanol. “Somos um grupo produtor principalmente de açúcar e sofremos hoje com a baixa precificação do açúcar no mundo. Então, a usina precisa reinventar as formas com que ela tem de trabalhar para que ela continue, principalmente a Clealco, continue de tão credibilidade como ela é. A gente discutiu vários pontos. No centro sul, nos últimos dois anos, entre 70 e 80 usinas fecharam ou pediram recuperação judicial. A gente vem na contramão disso, mas precisamos falar de como nós vamos continuar trabalhando para manter em pé como é”, explicou.

Durante a reunião, os representantes da Clealco a discutiram o apoio dos vereadores e dos prefeitos da região. “Pedimos que eles nos ajudem a conversar melhor com o governo estadual, que o diálogo já é bom, mas principalmente com o governo federal”, disse Furnaleti.

O vereador Luis Alves informou que uma nova reunião está prevista para a próxima sexta-feira, na Câmara Municipal.

Publicado por: Assessoria de Comunicação