Vereador Eduardo Edamitsu pede utilização do triturador de galhos
O vereador Eduardo Akira Edamitsu sugeriu ao Poder Executivo que volte a utilizar a máquina de triturador de galhos para que seja dado um destino correto e sustentável aos galhos das podas de árvores de nossa cidade.
Publicado em: 04 de abril de 2017
Por meio da indicação nº 169/2017, aprovada pela Câmara Municipal, o vereador Eduardo Akira Edamitsu sugeriu ao Poder Executivo que volte a utilizar a máquina de triturador de galhos para que seja dado um destino correto e sustentável aos galhos das podas de árvores de nossa cidade.
Triturador de galhos é uma máquina que tem a função de cortar os galhos oriundos de podas de árvore, ramos, folhas, cascas e cercas vivas. “Os trituradores de galhos são ferramentas que vem sendo adquiridas por prefeituras e prestadoras de serviços de limpeza (terrenos e estradas), que utilizam o triturador na produção de cavacos ou na compostagem”, explicou o vereador Eduardo.
Segundo o vereador Eduardo, a Prefeitura de Tupã possui a máquina Triturador de Galhos, que ao ser utilizada trará vários benefícios ao munícipio, pois a área ocupada pelos galhos de podas de árvores é enorme, tem um custo alto, os galhos demoram a se decompor e em nada se aproveita estes galhos. “Com o triturador de galhos, todo o cavaco poderá ser usado no Viveiro Municipal para o plantio de mudas. Será possível fornecer este adubo orgânico a quem precisar para pequenos plantios”, comentou.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos são responsáveis por dar um destino correto aos resíduos sólidos que geram, seja pessoa física ou jurídica. “Esta política tem como intuito o reconhecimento do resíduo sólido como algo reutilizável, reciclável e como um bem econômico com valor social. Perante esta normalização, prefeituras e empresas geradoras de resíduos precisaram adaptar sua maneira de descartar seus resíduos”, explicou o vereador Eduardo.
Os cavacos de madeira obtidos através da trituração podem ser usados como combustível em fornalhas ou material para compostagem, isto possibilita que o material que antes era um resíduo sem grande utilidade se transforme em fonte de lucro ou uma economia sustentável.
O vereador Eduardo Edamitsu solicitou também que o recebimento dos galhos aconteça no Viveiro Municipal. Hoje, os profissionais que trabalham com a manutenção de árvores levam os galhos numa área no bairro Dom Quixote.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email