Alexandre Scombatti propõe a criação da unidade do Instituto de Olhos em Tupã
O vereador Alexandre Scombatti propôs celebração de convênio entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado de Saúde, a Faculdade de Medicina de Marília e alguma instituição hospitalar em Tupã, visando à instalação de uma unidade do Instituto de Olhos.
Publicado em: 19 de maio de 2017
O vereador Alexandre Scombatti está propondo a celebração de convênio entre a Prefeitura de Tupã, a Secretaria de Estado de Saúde, a Faculdade de Medicina de Marília e alguma instituição hospitalar em Tupã, visando à instalação de uma unidade do Instituto de Olhos. A indicação nº 234/2017, de autoria do parlamentar, foi aprovada pela Câmara Municipal.
Para o vereador Alexandre Scombatti, seria de grande importância a criação de uma unidade do Instituto de Olhos em Tupã, tendo em vista que a realidade da oftalmologia é diferente de outras áreas. “Precisamos da alta tecnologia para fazer o diagnóstico e o tratamento adequados das diversas doenças que ocorrem nos olhos, tais como glaucoma, catarata, estrabismo, córnea, retina, entre outras diversas outras especialidades”, observou.
Após ter a indicação aprovada, o vereador Alexandre Scombatti encaminhou ofícios ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; ao secretário de Estado da Casa Civil, Samuel Moreira; ao secretário de Estado de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho; ao secretário de Estado da Saúde, David Everson Uip; ao diretor geral da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira Michelone; ao diretor da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília, Dr. Everton Sandoval Giglio; ao prefeito de Tupã, Ricardo Raymundo; ao deputado estadual Ricardo Rossi Madalena; e ao secretário Municipal de Saúde de Tupã, Laércio Garcia.
Com a implantação do Instituto de Olhos, o vereador Alexandre Scombatti acredita que é possível fazer parcerias, não só em nível municipal, mas em nível estadual. “É possível agregar o valor à instituição no que diz respeito à pesquisa e ao ensino, além de oferecer mais qualidade, atenção e dedicação que o paciente merece”, disse.
Segundo Scombatti, a criação de uma unidade do Instituto de Olhos evitaria o deslocamento de pacientes para outras cidades. “Diante de inúmeras doenças que ocorrem nos olhos, muitos tupãenses precisam se deslocar diariamente para cidades de nossa região para diagnosticar e realizar os tratamentos, causando, além de inúmeros transtornos, muitos gastos, vindo a comprometer o orçamento familiar”, observou.
Por meio de ofício, o secretário municipal de saúde, Laércio Garcia, informou que a pasta apoia a indicação do vereador Alexandre Scombatti, entretanto, observou que a gestão está centralizada no Estado, mas se fosse firmado o convênio, traria melhoria no atendimento aos usuários do sistema SUS.
O diretor geral da FAMEMA, professor doutor Paulo Roberto Teixeira Michelone, informou que a reivindicação é justa, porém necessita de aprovação prévia da Secretaria de Estado de Saúde, que é gestora da autarquia HCFAMEMA.
O vereador Alexandre Scombatti informou que o deputado estadual Ricardo Madalena está agendando uma audiência com o secretário estadual de Saúde para discutir a reivindicação.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email