Parlamento Jovem 2017 toma posse e inicia atividades

Quinze estudantes do ensino médio estão participando do Parlamento Jovem 2017.

Publicado em: 21 de setembro de 2017

Quinze estudantes do ensino médio estão participando do Parlamento Jovem 2017. A sessão solene que marcou a posse dos jovens vereadores ocorreu no dia 30 de agosto, tendo a presença dos vereadores que compõem a comissão executiva do projeto, Renan Pontelli, Valter Moreno e Tiago Matias, dos vereadores Antonio Carlos Meireles, Charles dos Passos, Paulo Henrique Andrade, do vice-prefeito Caio Aoqui, do juiz de direito Dr. Emilio Gimenez Filho, e do delegado da 11ª Delegacia do Serviço Militar, 1º Tenente, José Carlos Fernandes.

Os alunos que fazem parte do Parlamento Jovem 2017 são: Beatriz De Brito Ferreira (E.E. Joaquim Abarca), Ana Julia Ueno Navarro (E.E. Joaquim Abarca), Ana Claudia de Souza Fernandes Daneluti (E.E. Joaquim Abarca), Geovane Krause (E.E. Joaquim Abarca), Pedro Luiz Rosa Tovo (E.E. Joaquim Abarca), Emanuele Jordana Santos Ferreira (E.E. Joaquim Abarca), João Gabriel Castro Luz (Etec Massuyuki Kawano), Luis Guilherme Marques Andrade (Etec Massuyuki Kawano), Matheus de Castro Marcondes (Etec Massuyuki Kawano), Juliana Neves de Lima (Etec Massuyuki Kawano), Bruno Henrique da Silva Santos (E.E. Luiz de Souza Leão), Alexandre da Silva Ferreira (E.E. Luiz de Souza Leão), Eduarda Gonçalves da Silva Ramos (Colégio Objetivo), João Pedro Motta Pires (Colégio Objetivo) e Pedro Emanoel Moraes Robles (Etec Massuyuki Kawano).

Criado em 2001, por meio de um projeto de resolução de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Moreno, o Parlamento Jovem tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no funcionamento do Poder Legislativo. Para participar os estudantes precisam escolher um partido temático (Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública) e elaborar um projeto de lei. Os membros da comissão escolheram os 15 melhores projetos de lei.

Atividades

Após a sessão de posse do Parlamento Jovem 2017, os 15 estudantes do ensino médio vivenciaram um dia de atividade no Poder Legislativo. No dia 31, logo pela manhã, o grupo foi recepcionado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Moreno, e pelo presidente da Comissão Executiva do Parlamento Jovem, vereador Renan Pontelli. Os estudantes também participaram de uma palestra sobre cidadania ministrada pelo secretário Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Edi Carlos. Em seguida, o Parlamento Jovem foi até o Fórum da Comarca de Tupã para conhecer o trabalho do Poder Judiciário. O grupo foi recebido pelo juiz de direito Dr. Emilio Gimenez Filho.

Depois de visitar o Fórum, os jovens vereadores estiveram na prefeitura onde foram recebidos pelo prefeito Ricardo Raymundo e vice-prefeito Caio Aoqui. Finalizando as atividades, os jovens vereadores elegeram a mesa diretora do Parlamento Jovem e votaram alguns projetos. Novas sessões do Parlamento Jovem serão realizadas neste ano.

Publicado por: Assessoria de Comunicação