Vereadora Cris Vicente solicita que profissionais da educação façam parte do grupo prioritário de vacinação

Com retorno das aulas presenciais em março, parlamentar pede para que a Prefeitura Municipal revise o plano de imunização

Publicado em: 08 de fevereiro de 2021

A vereadora Professora Cristina Vicente (PCdoB) solicitou por meio de uma indicação apresentada na 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tupã, na segunda-feira (1), que o prefeito Caio Aoqui (PSD), bem como os secretários de Saúde e Educação, Miguel Ângelo de Marchi e Valdir Berti, respectivamente, revisem o cronograma da campanha de imunização contra a Covid-19. Para a parlamentar, com o retorno das aulas presenciais no dia 1 de março, profissionais da área da educação deveriam ser incluídos no grupo de risco.

O município de Tupã receberá 1.130 doses da vacina AstraZeneca. Desta quantia, a representante do legislativo solicita que 50% sejam aplicados entre os professores e profissionais da educação. "É de termo correto afirmar que professores e demais funcionários de instituições de ensino, públicas ou privadas, estarão sujeitos a possíveis contaminações pelo Coronavírus; considerando, também, que mesmo com quantidade reduzida de alunos por sala, o SARS-Cov-2 poderá estar presente no ambiente de aprendizado". Afirmou a vereadora.

O cronograma de imunização prevê a aplicação nas residências terapêuticas e home cares (asilos e afins). No entanto, para evitar a propagação do vírus no ambiente escolar, Cris Vicente (PCdoB) pede para que 565 imunizantes sejam destinados para a educação. Deste montante, 70% (396 vacinas) serão atribuídas aos professores e demais funcionários das escolas de ensino fundamental, médio e superior da rede pública, enquanto os outros 30% (169 vacinas), serão remetidas ao setor privado de educação.

A vereadora esclarece que compreende o retorno das aulas presenciais, visto que o ensino remoto gerou desfalques e atrasos na educação. No entanto, se não controlada, a volta das crianças e professores às escolas podem ter um efeito negativo no controle da pandemia. "O setor da educação poderá gerar uma explosão descontrolada de novos casos de coronavírus, como casos relatados em diversos países europeus”, finalizou.

Publicado por: Assessoria de Imprensa