Cris Vicente solicita que Tupã seja incluído no programa "Prospera Família"

Projeto é uma iniciativa pública que objetiva a inclusão produtiva e a geração de empregos e renda à famílias

Publicado em: 10 de março de 2021

A favor do desenvolvimento econômico familiar e do bem estar social, a vereadora Cristina Vicente (PCdoB) solicitou ao prefeito Caio Aoqui (PSD) que Tupã seja incluído no novo programa de assistência e amparo socioeconômico, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, o "Prospera Família".

O programa é uma iniciativa pública que objetiva a inclusão produtiva e a geração de empregos e renda à famílias de baixo rendimento financeiro. Criado no último dia 3 de março, o projeto colabora com a profissionalização e a capacitação dos membros do eixo familiar para a possível inserção no mercado de trabalho, visando o dinamismo na mobilidade social.

De acordo com a vereadora Cris Vicente, o "Prospera Família" é uma iniciativa que priorizará o auxílio à famílias monoparentais, que possuam crianças de 0 a 6 anos, e também as famílias que vivam em situação de extrema vulnerabilidade. Ainda assim, as famílias atendidas deverão estar cadastradas ao CadÚnico, canal de cadastramento e mapeamento de indivíduos em situação de pobreza, extrema pobreza e miséria.

"Trata-se de um projeto recente, lançado no último dia três. Entretanto, mais de R$63.000.000,00 já foram injetados para seu funcionamento, e ao todo, 24 cidades do estado de São Paulo foram confirmadas como beneficiárias da iniciativa. Estima-se que cerca de 12 mil famílias serão beneficiadas", informou Cris Vicente.

Em razão dos impactos originários da pandemia do coronavírus, muitas famílias brasileiras migraram da pobreza para a linha da extrema pobreza. As desigualdades sociais se tornaram ainda mais latentes, assim como o índice de desemprego aumentou significativamente, representando o montante de mais de 14 milhões de indivíduos sem remuneração.

Por isso, em um cenário pandêmico de tamanha complexidade, beneficiar famílias vulneráveis com programas de auxílio econômico para o enfrentamento desta etapa é crucial, segundo a vereadora. "O Auxílio Emergencial, que foi oferecido pelo Governo Federal, contemplou inúmeras famílias, possibilitando a essas pessoas o acesso à alimentação e à seguridade social. Contudo, as parcelas do referido programa federal acabaram, deixando os cidadãos novamente ao relento", afirmou Cris.

O Art. 6º da Constituição Federal dispõe como direitos sociais o pleno acesso à alimentação, ao trabalho, à moradia e à previdência social, tal como estabelece como um direito do cidadão obter assistência governamental em momentos de desamparo. O programa “Prospera Família” é uma iniciativa que visa, além de fornecer maiores oportunidades às famílias de baixa renda, prover à população mais carente o alcance aos seus direitos legais.

Para a vereadora Cris Vicente, compete às esferas do Poder elaborar políticas públicas e programas de resguardo socioeconômico para conter o desenfreado alastramento da situação de miserabilidade em que milhares de famílias estão sendo sujeitadas a viver. Por isso, neste contexto, ela solicita que o prefeito Caio Aoqui (PSD) promova a junção da cidade de Tupã ao referido programa, buscando beneficiar famílias tupãenses com as qualidades de uma iniciativa que pretende não somente auxiliar economicamente as famílias, como também qualificar e formar profissionais para o mercado.

Publicado por: Assessoria de Imprensa