CPE da Vacinação realiza primeira reunião de trabalho

Publicado em: 13 de abril de 2021

Os integrantes da Comissão Parlamentar Especial constituída pela Câmara Municipal para acompanhar o processo de aquisição e posterior distribuição de vacinas contra a covid-19 se reuniram na tarde da última segunda-feira. No primeiro encontro, foram debatidas estratégias e definida a primeira linha de ação para auxiliar a Prefeitura na execução da tarefa.
 
“Esta comissão foi criada para ajudar a administração a acelerar os trâmites necessários caso o consórcio ao qual o nosso município aderiu consiga comprar as vacinas. Nosso objetivo é garantir que, quando isso ocorrer, os imunizantes cheguem o mais rápido possível à população, pois somente desta forma conseguiremos vencer esta pandemia e retomar a nossa vida”, detalhou o presidente da CPE, vereador Alexandre Scombatti.
 
Já o vereador Paulo César Soares, o Paulo da Farmácia, que será o vice-presidente, lembrou que, neste momento crítico, é preciso unir forças para superar os obstáculos que vêm surgindo diariamente. “Além do trabalho colaborativo, buscando prestar apoio à Prefeitura, iremos atuar também junto a deputados federais, estaduais e outras autoridades para, quando necessário, buscar apoio para que o trabalho tenha sucesso”, garantiu.
 
“Desde o início da pandemia, ficou claro que somente com a imunização em massa ia ser possível vencer este vírus, que tanto tem nos causado dor e nos prejudicado. Esta CPE é a maneira encontrada pelo Legislativo tupãense para auxiliar a Prefeitura a buscar outras meios para conseguir vacina”, declarou a vereador Cláudia Aparecida da Silva, a Claudinha do Povo, que vai ser a relatora da comissão.
 
Consórcio
 
A criação da CPE foi proposta pelo vereador Alexandre Scombatti pouco depois que o Legislativo autorizou a adesão do município de Tupã ao consórcio formado por municípios para buscar novos fornecedores de vacina contra a covid-19 e perfazer a distribuição aos moradores, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) apresente falhas.
 
O consórcio nacional foi criado entre membros da Frente Nacional de Prefeitos, grupo ao qual Tupã já aderiu, através de ação do chefe do Executivo local, Caio Aoqui. A ação ganhou corpo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a possibilidade da compra de insumos e vacinas por estados e municípios. 
 
O objetivo é reunir diversas Prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra a covid-19 no mercado internacional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Desde sua criação, o consórcio vem negociando com fornecedores de diversos países.


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!